A sigla, que significa Environmental, Social and Governance, apareceu em 2004 dentro de um grupo de trabalho da rede Principles for Responsible Investment (PRI), ligada à ONU.
No mundo corporativo, essas três letrinhas ganharam o lugar da palavra sustentabilidade.
Para quem não sabe, as ideias que permeiam os investimentos em ESG são antigas. Os alertas sobre os danos ambientais e sociais que afetam nossa sociedade vêm sendo relatados por pensadores e economistas há séculos.
Para você ter uma ideia, em 1968 foi fundada a rede interdisciplinar do Clube de Roma e logo no seu relatório inaugural (The Limits to Growth, 1972) foi dado o passo inicial e fundamental para a interação da natureza com nossas atividades econômicas.
Dali em diante as coisas evoluíram, e muito, nesse âmbito. Tanto que nos de 1990, empresas, organizações e investidores começaram a levar em conta custos ambientais e sociais em seus orçamentos. Aqui, as organizações começaram a considerar seu desempenho social e ambiental, e seus resultados financeiros.
Mas por que esses três pilares – o ESG – são tão importantes para a sua empresa? Porque impacta todos os envolvidos no ecossistema – companhias, investidores, instituições financeiras e funcionários.
Hoje em dia, o papel de uma empresa na sociedade é muito mais amplo do que antigamente. Marcas entram todos os dias na casa das pessoas e se relacionam com elas. Esse relacionamento precisa ser, acima de tudo, baseado na responsabilidade.
Essa responsabilidade não traz só benefícios para o meio ambiente e para toda a sociedade. Práticas ESG proporcionam muitas vantagens para a própria empresa que as adotam. Os impactos vão da redução de custos de produção e desperdícios de material a um desempenho financeiro mais eficiente, que acabam atraindo mais clientes.
Dessa forma, é possível construir um futuro mais sustentável, destinando recursos onde eles realmente se fazem necessários.
Mas para ser ESG, uma precisa ter alguns pontos bem definidos. Olha só:
- Ter claro seu propósito e saber como, de fato, suas ações impactam a sociedade;
- Saber o quanto suas emissões (escopo 1, 2 e 3) impactam o meio ambiente e definir metas de redução (Science Based Targets, SBTi);
- Estreitar relacionamento com clientes, fornecedores e a comunidade para entender como cada um desses atores interagem com a companhia;
- Desenvolver e implementar políticas de governança e transparência claras e objetivas.
Sua empresa é ESG? Procure saber. Isso também impacta na sua vida!