Existem alguns perfis de liderança. Se você está à frente de uma equipe ou deseja estar, certamente se encaixa em um deles.
Desde o mundo antigo, grupos são formados e conduzidos, geralmente, pelos mais fortes e os mais inteligentes. Isso significa quem demonstra maior habilidade para inspirar e desenvolver as outras pessoas, se destaca e se torna líder.
Mas o conceito de liderança que muitos “mentores” difundem e, muitas vezes, atribuem a eles mesmos, é antigo. Em 1911, Frederick Winslow Taylor, que desenvolveu a administração científica, publicou os “Princípios da Administração Científica” ou o Taylorismo, como é popularmente conhecido, criou-se a base para o conceito de liderança.
Há alguns anos, o mundo corporativo vem questionando a diferença entre chefe e líder. Você saberia diferenciá-los?
De uma forma bem simples, chefe é uma pessoa que lidera equipes apenas baseada na hierarquia. Ou seja, ele demanda e cobra tarefas, sem inspirar ou desenvolver seus liderados. Já um líder, além da capacidade do chefe, ele consegue enxergar e extrair o melhor das habilidades de cada um.
Entre essas características estão também a promoção do trabalho em equipe, a construção de um ambiente saudável e agradável para se trabalhar, e transformar seus erros e os do time em aprendizado.
Para você se conhecer e enxergar sua equipe com um outro olhar, separamos, aqui, sete tipos de liderança:
– Liderança autocrática: é o famoso chefe, que acredita que sua opinião é mais importante que a do seu time. Geralmente, faz críticas e mostra erros da equipe na frente de todos;
– Liderança democrática: é próximo da equipe, sempre motivando todos ao seu redor. Faz questão de ouvir a opinião de seus liderados. Quando as falhas acontecem, não procura o culpado. Transforma aquela situação em aprendizado;
– Liderança liberal: é a pessoa que não delega, ela “larga” as decisões importantes nas mãos da equipe, sem a mínima orientação. Costuma repassar suas tarefas e quase não participa dos projetos;
– Liderança com base no coaching: o perfil é motivador e desenvolvedor. Ele faz com que sua equipe execute a mesma estratégia e se comporte exatamente como um time – jogando junto!
– Liderança situacional: aqui, o perfil do líder não é fechado. Ele age de acordo com a situação, com o tipo de desafio que enfrenta na empresa em determinado momento, e com a capacidade de cada um da equipe;
– Liderança técnica: inspira o time por meio de seus conhecimentos naquele tipo de negócio. O líder é o exemplo para todos, por isso, preciso se atualizar o tempo para estar sempre antenado;
– Liderança carismática: a habilidade de fascinar todos ao seu redor é bem difícil de desenvolver. Esse tipo de líder constrói, geralmente, times produtivos e duradouros.
E aí, com qual tipo de liderança você se identifica?