O programa Inova + Saúde, promovido pela Seguros Unimed, reconhece práticas inovadoras e estimula o empreendedorismo nas cooperativas do Sistema Unimed, com foco no desenvolvimento sustentável. A 4ª edição – que aconteceu em 2018 –, recebeu 213 inscrições de cases nas trilhas Epidemiologia, Marketing, Sustentabilidade e Gestão de Pessoas. Neste ano, foram 175 projetos inscritos.
Segundo Mônica Monteiro, jurada da trilha Epidemiologia, o mercado de saúde está passando uma grande transformação ligada à utilização de ferramentas digitais para relacionamento entre diversos agentes. “O investimento em instrumentos pode otimizar os processos de trabalho das empresas, melhorar a rotina dos colaboradores e aproximar os prestadores de serviços dos seus contratantes e clientes”, afirma.
Os diversos projetos podem servir de inspiração para sua clínica ou consultório, aprimorando o atendimento, reforçando o cuidado com os colaboradores e impulsionando seu negócio em saúde.
Como a tecnologia está ajudando a economizar com internações em UTI
A Federação do Estado do Rio de Janeiro venceu a categoria Epidemiologia com o projeto “UTI Web – Monitoramento de desempenho da medicina intensiva: Adulto, Pediátrica e Neonatal”, com objetivo de fornecer cuidados intensivos de qualidade, beneficiando os clientes e gerenciando custos.
A plataforma hospedada na nuvem utiliza soluções da Tecnologia da Informação (TI) para acompanhar a incidência e indicação de UTI por meio de escores de gravidade, que avaliam a permanência e identificam pacientes para tratamento paliativo. O sistema também monitora a qualidade e segurança da terapia intensiva e pode ser acessado no computador, tablet ou celular.
De acordo com o projeto, existem 2,19 leitos de UTI no Brasil para cada 10 mil habitantes e aproximadamente 6 mil intensivistas titulados no País. Vale salientar que a plataforma não substitui o intensivista qualificado em tempo integral, sendo apenas um complemento para ajustar a qualidade e desempenho da terapia intensiva.
Os pacientes internados na UTI podem consumir até 50% dos recursos financeiros hospitalares. Em quatro meses de teste nos hospitais e singulares, 20% das diárias avaliadas não preenchiam os critérios para internação na terapia intensiva. Esse resultado gerou uma economia estimada em mais de R$ 1 milhão, considerando valor médio global da diária de R$ 3,5 mil.
Sustentabilidade na clínica é possível!
Outro projeto de destaque e que pode servir de motivação para sua clínica é o “Saúde Ambiental: um olhar sustentável pela vida”, vencedor da trilha Sustentabilidade e colocado em prática pela Unimed Fortaleza desde 2009. O programa contribui com o desenvolvimento sustentável das comunidades em situação de vulnerabilidade social fomentando o empreendedorismo social, consumo consciente e a economia solidária por meio da coleção “Ecos do Mangue”, inspiradas na fauna e flora do Parque do Cocó no Ceará.
As comunidades participantes tiveram a oportunidade de aprender técnicas artesanais, como aproveitar insumos regionais, reciclados e orgânicos, entre outros. Também receberam orientação para construção do plano de negócio e promoção comercial dos produtos.
Cyrille Bellier, jurado da categoria Sustentabilidade, observa que quando as pessoas pensam em sustentabilidade sempre imaginam ações de redução do consumo e reciclagem, que também são importantes. Contudo, é necessário lembrar das práticas que podem aumentar o impacto positivo na sociedade.
“A Unimed conseguiu usar a força da rede para mobilizar e desenvolver um plano local. Os pacientes são cidadãos comuns que se interessam não apenas por questões de saúde, mas também por pontos chave que influenciam a vida de todos. Projetos assim ajudam a humanizar o médico, criando um elo entre ele e o paciente para um causa comum”, destaca.
A Seguros Unimed valoriza o desenvolvimento de práticas inovadoras que vão contribuir com a área da saúde, por isso incentiva a criação e compartilhamento de projetos por todo o Brasil. “Muitas vezes a inovação está na simplicidade e no final resulta em tornar os procedimentos mais ágeis, com investimento mais assertivo e melhora nos indicadores e resultados de um produto, processo ou mesmo de uma singular”, diz Daniel Alves, coordenador de Marketing da Seguros Unimed.
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