A expectativa de vida do brasileiro, que é de 76 anos, segundo o IBGE, demonstra a importância de poupar para financiar a longevidade. Dentro das peculiaridades de cada pessoa, o desafio de guardar dinheiro deve começar o quanto antes para obter resultados positivos no futuro.
“A cultura de guardar dinheiro tem que ser disseminada dentro de casa, de pai para filho e também nas escolas com exemplos de poupar para realizar sonhos”, diz Daniel Linger, estrategista da plataforma RB Investimentos.
Quando começar a juntar dinheiro é fundamental estabelecer metas financeiras associadas a projetos de vida. “Não existe um valor ideal e sim poupar para cada sonho específico, de curto, médio e longo prazo. O mínimo para guardar por mês é 10% da renda familiar. No entanto, os valores podem ser customizados conforme idade, situação financeira e tamanho dos sonhos”, aconselha Linger.
“Antes de qualquer coisa, a pessoa precisa se perguntar qual estilo de vida quer ter amanhã. Não adianta partir do racional de quanto precisa poupar sem saber como vai querer viver”, destaca Daniel Carrasqueira, professor de finanças do Ibmec SP.
No planejamento financeiro para o futuro, considere que o padrão de consumo deverá aumentar com o avanço da idade, em razão do plano de saúde, medicamentos, entre outras necessidades. É fundamental ter planos de curto, médio e longo prazo, gastar menos e poupar dinheiro com foco no valor e período estabelecido para alcançar cada objetivo.
“Seja criterioso para estimar as despesas, porque dificilmente serão menores ao longo da vida. A renda tenderá a estagnar ou cair após alguns anos de atividade profissional. Por isso, crie reservas que possam te sustentar em caso de necessidade, reservas para gastar quando a idade chegar e os ganhos profissionais não forem suficientes para bancar os custos na terceira idade”, explica Silvio Paixão, professor de cenáriosPla econômicos e macroeconomia da Faculdade Fipecafi.
Com disciplina para poupar, é o momento de montar uma carteira de investimentos. Pesquise as aplicações que o mercado financeiro oferece, compare as taxas e consulte profissionais da área para te ajudar com o funcionamento dos investimentos e criar uma estratégia.
“Qualquer investimento, além de ganhar da inflação, precisa viabilizar que seus planos de curto, médio e longo prazo sejam alcançados. Para isso, eles têm que apresentar ganhos reais, que superam a inflação, as despesas e impostos incidentes sobre os investimentos”, afirma Paixão.
Linger acredita que quando se trata de poupar para a longevidade é possível aceitar um pouco mais de risco. “O prazo para usufruir dos recursos é maior e as oscilações de rentabilidade serão absorvidas em virtude do longo prazo”, destaca Linger.
Vale salientar que antes de aplicar o dinheiro é necessário conhecer o perfil de investidor para lidar com as oscilações do mercado, a ansiedade excessiva e evitar decisões precipitadas que podem resultar em perda de recursos e até desencorajar o ato de poupar e investir. Por fim, avalie os resultados alcançados com a sua carteira de investimentos.