A organização, em seu amplo sentido, também representa um dos princípios básicos do sucesso na liderança duradoura. Tal palavra, representada pelas ações que ela pode desenvolver de forma performática, merece lugar de destaque na linha de valores que estamos repassando aos leitores na sequência desses artigos.
Isso não significa que todos os líderes devam seguir o mesmo regramento na prática de organizar-se. Pelo que conheço de diversos parceiros que exercem boa liderança, os métodos específicos de organização são bem diversos. Raros (raríssimos), atualmente, seguem a minha rotina. Não importa. O que interessa é que obtenham eficácia no resultado final. É bastante comum, em encontros de trabalho, os participantes (pessoas físicas ou jurídicas) apresentarem o “Como eu faço”, no sentido de que os outros possam conhecer suas propostas. O que não significa que precisem ser adotadas por todos. Até porque o “Como eu faço” é diferente de um para outro. Cabe ao ouvinte analisar se é prudente (ou eficaz) a aplicação daquele modo em sua empresa ou em sua vida.
Pode-se organizar a vida em vertentes que se entrecruzam com assuntos familiares, pessoais, financeiros, profissionais, culturais e demais, conforme a especificidade de cada indivíduo. Cada um dos ramos é subdividido, o que acaba formando uma árvore copada em seus troncos e galhos. Receitas, despesas, investimentos, ativos imobilizados constam de um quadro demonstrativo, onde é possível acompanhar sua evolução mensal. Os compromissos agendados em cronograma devem ser cumpridos, o que obriga a estabelecer e alocar metas, disponibilizando tempo para essas tarefas.
Adendo recomendável são as listas. Umberto Eco (1932-2016), em seu livro “Confissões de um jovem romancista” tem um longo capítulo sobre listas. “Ladainhas” – diz ele – “são, por natureza, repetitivas”. Consistem em listas de frases laudatórias”. É claro que ele discorre sobre a visão literária, mas existem as listas práticas e específicas. Para o nosso mister da organização, as listas práticas de assuntos e tarefas a serem cumpridas (nas quais devem constar inclusive consertos domésticos ou demandas bancárias) são fundamentais.
Nunca confie na sua memória para executar as necessidades do dia a dia. Ela falhará.
A organização é para quem tem excesso de obrigações e múltiplas atividades em ramos diversos, pois, agindo desse modo, desfrutará melhor os prazeres da vida. Sobrará mais tempo, acreditem. Os sabores, no caso, compensam os dissabores. A máxima popular que diz “se quiseres ver algum assunto bem encaminhado dê a quem já tem muitos outros a desenvolver” é verdadeira. Pessoas desocupadas ou desorganizadas não servem para liderar nada.