O conceito de empreendedorismo pode ser relacionado com inovação, tomada de riscos, desenvolvimento de soluções, entre outros. Mas ao contrário do que muitos pensam, essas características não são exclusividade de quem cria seu próprio negócio. É possível ser um empreendedor mesmo na condição de funcionário, e isso tem um nome: intraempreendedorismo.
Essa palavra longa, de nove sílabas, representa um conjunto de iniciativas que podem ser implementadas em uma empresa para fomentar novas ideias e habilidades entre os colaboradores e descobrir grandes oportunidades para o negócio. Continue lendo este artigo para entender o que é intraempreendedorismo e como colocá-lo em prática na sua organização.
O que é intraempreendedorismo?
Intraempreendedorismo significa ter uma atitude empreendedora dentro da companhia em que se trabalha, como identificar oportunidades de melhoria na empresa, pensar em novos produtos ou serviços com potencial de trazer resultados, trabalhar na criação de um negócio dentro da própria organização ou arregaçar as mangas para fazer essas ideias funcionarem.
Não é preciso ter experiência na gestão de um negócio para se tornar um intraempreendedor. Basta ter a vontade de inovar e contribuir com soluções criativas para o desenvolvimento da empresa, mesmo que a função do colaborador seja mais técnica ou operacional. É justamente a inclusão de diferentes saberes, experiências e olhares que tornam o processo de criação ainda mais rico e assertivo para as necessidades do negócio e dos clientes.
Até agora, explicamos este termo do ponto de vista do funcionário. Entretanto, é muito importante ressaltar que as empresas se beneficiam enormemente ao investir em iniciativas que estimulem o intraempreendedorismo. Veja a seguir como há ganhos para ambos os lados.
Vantagens do intraempreendedorismo
Para os profissionais, desenvolver um comportamento intraempreendedor amplia suas habilidades muito além do que sua função exige — o que, inclusive, pode ajudar a aprimorá-la. O intraempreendedorismo estimula o desenvolvimento de habilidades como liderança, gestão, trabalho em equipe, criatividade e muito mais.
Além disso, sentir que a sua ideia está sendo, de fato, ouvida e valorizada, aumenta a motivação e a satisfação em seguir dando o melhor de si para alcançar bons resultados. É uma chance de ganhar mais visibilidade e encontrar novas perspectivas de carreira dentro da empresa.
Já as organizações conseguem alcançar outros patamares de inovação. Aproveitar o potencial de seus funcionários fomenta o surgimento de soluções, produtos, melhorias ou até mesmo estratégias de negócios que poderiam nem ter sido cogitadas se não houvesse um ambiente que encorajasse a colaboração.
Incentivar o intraempreendedorismo ainda contribui para a retenção de talentos, o engajamento das equipes e a formação de lideranças na companhia. É uma oportunidade para se reinventar no mercado tanto do ponto de vista da cultura organizacional quanto de expandir os horizontes do negócio. Assim, o seu negócio estará mais alinhado às tendências da nova economia da saúde.
Como colocar o intraempreendedorismo em prática
Somente esperar que seus colaboradores desenvolvam uma atitude intraempreendedora por conta própria não vai render resultado nenhum. Para que este conceito realmente funcione na prática, os esforços devem acontecer nas duas partes.
O primeiro passo é transformar a cultura da empresa. Certifique-se de que as lideranças estejam comprometidas com a proposta, que deixem a hierarquia de lado para acolher e motivar ideias de todos os funcionários. Isso inclui estar disposto a rever velhas certezas e abraçar a possibilidade da mudança.
Pense em práticas que incentivem um ambiente colaborativo, como criar uma área focada em inovação, dedicar uma porcentagem do tempo das equipes para trabalhar em novos projetos, realizar eventos específicos para a apresentação de propostas para o negócio, organizar hackathons para desenvolver soluções tecnológicas ou, simplesmente, melhorar processos internos para que as ideias possam ser levadas aos gestores com mais facilidade.
Vale, ainda, investir em cursos, palestras ou consultorias para apoiar a capacitação de colaboradores e lideranças para o intraempreendedorismo e a implementação de uma cultura de inovação na empresa. É um processo que leva tempo para ser estabelecido, mas com resultados recompensadores.
Intraempreendedorismo na área da saúde: como funciona
Assim como o avanço do empreendedorismo e inovação na área da saúde, o intraempreendedorismo tem muito espaço para gerar soluções transformadoras dentro das organizações. Unir o conhecimento dos gestores com a experiência de quem está na linha de frente, entendendo de perto os problemas enfrentados pelos pacientes e profissionais, pode levar a propostas que melhorem ainda mais a qualidade do atendimento prestado.
Para isso, é preciso estabelecer processos e iniciativas que estimulem habilidades e a mentalidade intraempreendedora junto aos profissionais da saúde. Assim, eles poderão ir além de sua bagagem técnica para ajudar na criação de produtos e serviços que contribuam para os processos organizacionais ou para a comunidade médica como um todo.
O intraempreendedorismo ainda está começando a ganhar visibilidade no Brasil, mas já coleciona casos de sucesso em empresas de todos os portes. Continue em nosso blog e saiba também como implementar uma cultura de inovação na área da saúde.