Inovar é uma necessidade cada vez maior das empresas, sobretudo na área da saúde, que passa por uma intensa transformação digital. Mas você sabe o que é a cultura da inovação e como ela pode ser incorporada à sua organização? Afinal de contas, o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores precisa gerar resultados efetivos e deve fazer parte de processos contínuos.
O que é cultura da inovação?
A cultura organizacional pode ser compreendida como a essência de uma empresa e é determinada pelos valores, hábitos, comportamentos e normas que são compartilhados por todos que integram a organização. Em outras palavras, a cultura é a forma como o negócio é conduzido, na prática.
Normalmente, uma empresa é reconhecida pela cultura que propaga, pois os elementos culturais tendem a ser trabalhados cotidianamente pela gestão, abrangendo desde a seleção dos empregados até a execução rotineira dos processos.
A cultura da inovação é o direcionamento da organização para uma forma de atuação mais adaptativa. Nesse modelo, a gestão está aberta às mudanças e transformações, além de incentivar o processo criativo como forma de desenvolver produtos e serviços que solucionem desafios do negócio ou dos clientes.
É válido ressaltar que inovação é um conceito abrangente, que não se restringe à tecnologia ou ideias muito inusitadas. Inovar é fazer algo de forma diferente: trata-se de transformar um produto, serviço ou processo para que entregue resultados melhores. Por isso, a inovação representa uma melhoria, conforme destaca o Portal da Indústria.
Nesse sentido, a cultura da inovação tem o papel de estimular uma empresa a captar e colocar em prática boas ideias, que façam sentido para o negócio ou para as pessoas (funcionários, clientes e parceiros). Isso independe da adesão tecnológica, embora a tecnologia seja um recurso facilitador de processos e das interações.
Na área da saúde, uma série de inovações tecnológicas estão disponíveis às empresas, como a telemedicina. A tecnologia é apenas parte da experiência de atendimento oferecida ao paciente. Existe uma série de processos que são desenvolvidos para viabilizar o teleatendimento, como agendamento e pós-consulta. Ou seja, é possível inovar na forma como o serviço vai ser prestado, de ponta a ponta.
Como colocar em prática a cultura da inovação?
A cultura da inovação deve estar atenta às oportunidades de melhoria como um todo, abrangendo desde as atividades internas até o atendimento dos clientes. Dessa forma, a melhor maneira de inovar é fazer com que todos na organização sejam instruídos a identificar mudanças necessárias e propor soluções, mesmo que seja algo pontual. A receptividade às boas ideias é essencial para que a inovação aconteça.
Existem algumas iniciativas que vão contribuir para a construção da cultura da inovação. Confira as dicas a seguir!
- Promova o conhecimento: treinamento, capacitação e informação são aspectos valiosos para as empresas que buscam inovar. O conhecimento pode ser promovido de maneira formal, por meio de cursos e especializações, por exemplo. Palestras e workshops são outras fontes interessantes de conhecimento. Além disso, também é possível criar espaços para disseminar novidades e ideias, que podem ser compartilhadas por meio de mural, intranet ou até mesmo em encontros esporádicos com as equipes. Discutir práticas de mercados e tendências é uma excelente forma de instigar novas ideias.
- Amplie a diversidade: empresas mais diversas conseguem levar em consideração diferentes contextos na hora de estabelecer melhorias. A organização que promove a diversidade e conta com equipes heterogêneas é beneficiada com ideias plurais, que atendem diferentes necessidades e públicos.
- Estimule as boas ideias: crie condições para que os empregados tragam sugestões inovadoras relacionadas aos produtos, serviços e processos da empresa. Ofereça um canal para que essas ideias sejam encaminhadas. Outra dica é compartilhar com o time os desafios que a empresa precisa solucionar. Mesmo para situações comuns, como a necessidade de corte de gastos, podem surgir sugestões efetivas e eficientes.
- Escute o seu cliente: muitas das melhorias que podem ser promovidas na organização são sinalizadas pelos clientes. Procure compreender as críticas e trabalhar com a equipe na busca de soluções para os problemas apresentados. Normalmente, a inovação parte de um problema a ser resolvido.
- Ofereça feedback: o que a gestão tem feito com as sugestões e críticas que recebe dos clientes ou dos colaboradores? Compartilhar com o time as ideias que foram aproveitadas ou que estão em análise é uma forma de reconhecer a contribuição de todos. Mas mesmo quando a sugestão não pode ser levada adiante, vale a pena justificar o que houve. Isso também serve de aprendizagem sobre possíveis limitações em relação às ideias apresentadas. Interaja também com o cliente que apresentou a crítica ou sugestão. Essa troca pode ser valiosa para o processo de inovação.
- Tire as ideias do papel: procure viabilizar as ideias mais promissoras para a empresa, de modo que as sugestões não fiquem esquecidas. Além de promover a melhoria, de fato, essa é outra maneira excelente de manter o time motivado a propor mais inovações.
A cultura da inovação pode contribuir para que as empresas alcancem um desempenho melhor na satisfação dos colaboradores e clientes. As organizações também atingem níveis elevados de eficiência e de resultados gerais.