Um ambiente de trabalho positivo é aquele que consegue combater a discriminação, promovendo a diversidade e a inclusão em todos os níveis da empresa. Ao garantir oportunidades e vantagens em condições de igualdade para todas as pessoas, a organização amplia seu nível de empatia, harmoniza o clima organizacional e obtém melhores resultados como um todo, melhorando a satisfação de colaboradores e clientes, mas também alcançando maior retorno financeiro.
Essas são as constatações mais evidentes de uma série de estudos que monitoram as iniciativas de companhias do mundo todo em relação à diversidade e à inclusão. No Brasil, a consultoria Great Place to Work (GPTW) identificou que 8 em cada 10 empresas consideradas as melhores para se trabalhar têm um profissional responsável por combater a discriminação e promover a diversidade.
O levantamento avaliou as práticas adotadas pelas organizações integrantes do ranking GPTW 2019 e reflete que o tema está no foco das empresas mais comprometidas com a qualidade do ambiente de trabalho. Entretanto, os esforços para promover a diversidade e a inclusão são crescentes no mundo todo e têm potencial para gerar inúmeros benefícios para empresas de qualquer porte ou segmento.
Maior produtividade e retenção
De maneira generalizada, ações voltadas para a diversidade, equidade e inclusão aumentam o engajamento dos colaboradores. Essa é a constatação de um estudo realizado pela consultoria global Boston Consulting Group (BCG) em parceria com o Centro Comunitário de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros da cidade de Nova York, que entrevistou dois mil funcionários LGBTQ+ e outros dois mil não LGBTQ+ nos Estados Unidos. De acordo com a pesquisa, trabalhadores LGBTQ+ que vivenciam interações negativas com colegas, gerentes diretos e liderança são 40% menos produtivos e têm 13 vezes mais propensão a pedir demissão.
Aumento do engajamento
O mesmo estudo do BCG conclui que os funcionários heterossexuais das gerações Z e Millennial são profundamente preocupados com a inclusão e se mobilizam mais para defendê-la do que as gerações anteriores. Por isso, empresas que promovem a diversidade, a equidade e a inclusão alcançam maior nível de engajamento da força de trabalho, resultando em outros benefícios, como melhor desempenho financeiro, redução de atritos e inovação mais intensa.
Ganho em lucratividade e vantagem competitiva
A consultoria internacional McKinsey & Company demonstra que a diversidade gera resultados financeiros consistentes para as empresas. A constatação vem de um estudo realizado em 2019 com mais de mil empresas em 15 países e aponta que:
- empresas com maior diversidade de gênero têm 25% a mais de probabilidade de alcançar uma lucratividade acima da média na comparação com organizações que apresentam um índice menor neste quesito;
- companhias com mais de 30% de mulheres em cargos executivos tendem a superar o desempenho de concorrentes nos quais esse percentual é inferior e quanto menor o percentual de mulheres nesses cargos maior a diferença em relação à performance superior e inferior;
- organizações com mais diversidade étnica e cultural têm uma lucratividade 36% maior do que empresas com menor representatividade nessas áreas.
Preferência dos consumidores
A pandemia evidenciou a importância dos valores e práticas que beneficiam a sociedade. A 16ª edição do estudo sobre comportamento dos consumidores realizado mundialmente pela consultoria global Accenture destaca que a crise sanitária impactou os hábitos de consumo de oito em cada 10 pessoas. De acordo com o levantamento, metade dos entrevistados disseram que repensaram seus comportamentos e valores de consumo. Outros 33% sinalizam que estão evoluindo nesse sentido.
O principal efeito dessa mudança é a busca por um maior alinhamento de valores com as marcas. A maioria dos consumidores que se reinventaram afirmam que estão dispostos a trocar de marcas caso elas não adotem ações de impacto social positivo, considerando aspectos como inclusão e diversidade, preservação ambiental ou proteção da saúde da população.
Estímulo à inovação
A cultura da igualdade é um fator fundamental para impulsionar a inovação nas empresas. Um levantamento feito pela Accenture atesta que ambientes de trabalho que a promovem, ajudando todas as pessoas a avançarem para posições mais elevadas, têm maior potencial para inovar e crescer.
De acordo com o estudo, a mentalidade de inovação é seis vezes maior nas empresas mais iguais em comparação com aquelas que têm uma cultura menos voltada para a igualdade. Nas organizações que desenvolvem uma cultura com este valor, os funcionários enfrentam menos barreiras à inovação e são menos afetados pelo medo de errar.
A conclusão dos vários estudos atesta que ambientes de trabalho que promovem a inclusão saem na frente da concorrência, conquistando colaboradores, clientes e melhores resultados.