A pandemia da Covid-19 demandou adaptações nas atividades cotidianas e um esforço ainda maior para preservar a vida. Muitos setores tiveram que se reinventar e adotar medidas excepcionais para enfrentar a crise sanitária e econômica que se instalou no país.
A Seguros Unimed, que tem em sua essência a cooperação e o compromisso de cuidado, não mediu esforços para proteger a saúde e os empregos dos colaboradores, assim como em cuidar dos clientes. Ao longo de um ano de pandemia, a seguradora adotou uma série de ações para priorizar o bem-estar de todos.
A estratégia implementada pela Seguradora no início da pandemia foi de cuidado com os colaboradores, ciente que essa ação era o ponto chave para acolher adequadamente os clientes. “Como está fortalecido na nossa essência, nós cuidamos dos nossos colaboradores assim que começou a pandemia, sem deixar de olhar para o que o cliente precisa”, frisou o diretor-presidente da Seguros Unimed, Dr. Helton Freitas.
“Entre 12 e 22 de março de 2020, nós colocamos 100% da nossa equipe de colaboradores em home office e, na sequência, nós reforçamos nosso pilar de inovação, para acelerar a digitalização de alguns processos”, completou.
Inovação tecnológica e serviços digitais
Ele explica que a Seguros Unimed trabalha com alguns pilares estratégicos, um deles é o cooperativismo parte de sua essência e por ser a Seguradora do maior sistema de cooperativas médicas do mundo, o Sistema Unimed. A inovação também é um pilar presente na estratégia da Companhia.
Os investimentos em inovação digital, que já integravam o pacote de estratégias da seguradora, permitiram uma resposta ágil para as transformações que a pandemia impôs. Desde de 2018 foram investidos R$ 94 milhões na modernização do parque tecnológico da Seguros Unimed. Só em 2020, o investimento foi de R$ 38,6 milhões.
A tecnologia digital possibilitou a implementação da teleorientação 24 horas para evitar a exposição dos pacientes nos ambientes hospitalares. Implantada em março de 2020, a modalidade já realizou 140 mil atendimentos e mais de 54 mil consultas médicas por meio de vídeo. A orientação em casos de dúvidas ou sintomas da Covid-19 obteve 98,7% de efetividade nas videoconsultas.
A Companhia disponibilizou consultas médicas por vídeo, com 41 especialidades, em parceria com a rede credenciada. No Super App da Seguros Unimed, também foi disponibilizada teleorientação odontológica para clientes da Unimed Odonto.
A seguradora ampliou o cuidado com os clientes idosos e portadores de doenças crônicas oferecendo atendimento multidisciplinar em casa. Também intensificou o monitoramento e a interação com as gestantes via aplicativo, e aumentou o número de atendimentos no Programa de Atenção Primária à Saúde.
Coberturas dos seguros de vida
O pagamento de indenizações em situações decorrentes das pandemias e epidemias não são obrigatórios, mas mantendo sua essência de cuidado a Seguros Unimed manteve a cobertura especial dos seguros de vida e renda por incapacidade temporária (Serit) nos casos confirmados de Covid-19.
“Nesse momento, nós tivemos que tomar uma decisão importante porque as seguradoras têm, nas condições gerais, a possibilidade de não dar a cobertura em período de pandemia. Entretanto, o nosso segurado é a linha de frente no combate da pandemia. A maioria dos nossos segurados são médicos e não faria sentido não estarmos ao lado deles neste momento. Portanto, nós tomamos a decisão de não só manter a cobertura para o seguro de vida, como a cobertura de incapacidade temporária”, afirma Helton.
A decisão da companhia já beneficiou 8,2 mil segurados ou suas famílias, mais de 76% são médicos que precisaram se afastar do trabalho ou faleceram em razão da Covid-19 e mais de R$ 107 milhões é o total de indenizações confirmadas nos seguros de Vida e Serit. A medida também vale para os novos contratos após a carência de 90 dias.