Para os profissionais da saúde, é comum trabalhar enquanto todos descansam e não seria diferente no Natal e Ano Novo. Porém, essa época pode ser especialmente estressante devido ao aumento de atendimentos nos hospitais e da menor quantidade de profissionais atendendo.
“Isso acontece por causa das celebrações dessas datas, principalmente do Ano Novo, que incluem excessos alimentares, aumento da ingestão de bebidas alcoólicas e outras substâncias psicoativas, uso de fogos de artifício, aglomerações, entrada no mar ou piscina e as suas consequências para a saúde como mal estar, transtornos gastrointestinais, acidentes, afogamentos, queimaduras, intoxicações, etc.”, justifica Roberto Debski, médico integrante do Núcleo Viver Bem (Atenção Primária à Saúde e Medicina Preventiva Unimed Santos) e do Ande (grupo de apoio para pessoas com Ansiedade, Depressão e Estresse da Unimed) e psicólogo.
Soma-se a isso a ausência da família e o resultado são plantonistas estressados. Apesar de não ser possível evitar a estafa física e mental, é possível encontrar maneiras de gerenciá-la. Veja algumas dicas a seguir.
1) Cheque tudo no início do plantão
Antes de iniciar as atividades, confira os materiais e equipamentos utilizados no atendimento para ter certeza que eles estão prontos para uso, assim como o estoque de medicamentos e demais substâncias. “Se possível, faça uma reunião breve com todos profissionais no início do plantão. Isso servirá para alinhar todos, que poderão, assim, expor possíveis questões e problemas a serem resolvidos”, orienta Debski.
2) Mantenha um estilo de vida saudável
O gerenciamento de estresse é uma tarefa contínua. Por isso, o profissional deve praticar atividades físicas, lançar mão de técnicas relaxantes, como meditação, alimentar-se bem e repousar antes e depois do plantão.
“Ter um lazer, assistir filmes e séries variadas para desconectar um pouco, respirar profundamente, dar atenção à família e ter um bom convívio social são fundamentais para ter uma vida equilibrada e saudável, mesmo enfrentando os turnos dos plantões de final de ano”, diz a psicóloga Marilene Kehdi.
3) Considere uma confraternização no hospital
Todos os profissionais estarão longe de suas famílias. Por isso, é fundamental que o plantão seja o mais prazeroso possível. “A equipe pode preparar uma confraternização e um ambiente agradável para celebrar a ocasião, mesmo que em turnos e que tenham que possivelmente interromper em algum momento por necessidade de atendimento”, aconselha Debski.
4) Lembre-se do motivo de estar ali
Ser um profissional da saúde é, antes de mais nada, questão de vocação. Desta forma, ter dedicação total nos plantões – e sentir prazer em atender bem – pode ser um dos alicerces para aguentar até o último minuto. “O amor ao ofício e o prazer de exercê-lo deverá prevalecer para se manter forte e engajado”, aponta Kehdi.
5) Curta com a família
Depois de tanto trabalho, o descanso é mais do que merecido. Aproveite para recuperar o tempo com a família e amigos, descansar e relaxar. “Além disso, deixar os problemas de trabalho para trás é necessário para profissionais que trabalham em plantões e situações estressantes”, finaliza Debski.