Um dos desafios atuais para profissionais da saúde é orientar os pacientes sob os riscos da consulta pela internet. A situação é bem conhecida: a pessoa sente algum sintoma e busca no Google alguma doença que se aproxime das características descritas. No entanto, sem a orientação e avaliação de um profissional da saúde e sem a pesquisa em fontes confiáveis, quadros simples podem receber interpretações exageradas e ainda provocar a automedicação, que por consequência pode resultar em doenças realmente graves.
Em 2016, uma pesquisa brasileira realizada com 3,8 mil pessoas pela empresa de tecnologia Minha Vida, chamada “Jornada Digital do Paciente” mostrou que 94% dos entrevistados buscam informações de saúde na internet. Em segundo lugar estão a TV (52%) e em terceiro as revistas especializadas (44%).
Com este cenário, como os profissionais de saúde e instituições podem contribuir para disseminação de informações relevantes e a educação do paciente na busca por diagnósticos adequados?
A resposta pode estar na produção de conteúdo especializado e relevante.
Já que o comportamento de pesquisa dos usuários pelo assunto “saúde” é algo significativo, uma das alternativas para os médicos, empresas e órgãos do setor é utilizar técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para produzir conteúdos relevantes sobre os assuntos mais procurados na internet.
A técnica permite que, por meio da produção de conteúdo frequente, adequada e confiável, os médicos e empresas possam se posicionar no ranking de buscas no Google, tornando-se referência em determinados assuntos e, como consequência, educar os internautas a compreenderem melhor as informações e buscarem orientação especializada de um profissional da saúde.

É possível falar sobre sintomas e doenças, mas é imprudente e antiético afirmar, sem qualquer consulta ou avaliação, se a pessoa possui ou não determinado quadro.
Por exemplo, um hospital especializado no tratamento de doenças renais pode publicar periodicamente materiais sobre prevenção, tratamento, transplantes, cuidados e sintomas ligados à sua expertise. Pode criar conteúdos sobre pesquisas, dados comparativos e falar sobre o trabalho que é realizado com estes pacientes.
O mesmo pode ser feito por um clínico geral, de maneira individual, escrevendo assuntos atuais como vacinas, exames preventivos, epidemias, prevenção de doenças comuns na infância entre outros temas. O segredo é se tornar uma referência no assunto a que se propõe a escrever.
É importante que o profissional esteja sempre atento em utilizar uma linguagem menos técnica, mais acessível e que vá direto aos pontos de maior curiosidade do público, sem deixar de lado a base científica e a recomendação constante de acompanhamento ou avaliação médica caso necessário.
Quando um post ou texto de internet deste tipo é produzido por um médico ou profissional de saúde, o grau de confiabilidade no conteúdo é muito maior. E quando este autor consegue alcançar um grande número de pessoas, ele contribui para que a população tenha acesso a informações de qualidade e com segurança na rede.

















