Entre as cenas mais comoventes do período de pandemia estão os aplausos aos profissionais de saúde que ecoaram mundo afora.
No entanto, o reconhecimento de esforço dos médicos, em qualquer momento, pode ser ofuscado por eventos adversos – especialmente, quando um caso ganha repercussão e afeta negativamente a imagem do profissional.
Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) indicam que tem aumentado a judicialização dos profissionais de saúde nas últimas décadas. São registrados, aproximadamente, três processos por hora relacionados a eventos adversos.
Especialistas alertam para os riscos desses números crescerem ainda mais com a crise sanitária da Covid-19. Afinal, até mesmo eventos adversos inevitáveis tornam a relação com pacientes e familiares mais vulneráveis a desgastes.
Orientação e amparo
O alto volume de processos tem levado cada vez mais profissionais de saúde a buscar a proteção de um seguro. O benefício promove tranquilidade para que o médico se dedique aos cuidados dos pacientes, já que seu patrimônio está resguardado, em caso de conflito.
O estudo Judicialização e sociedade: ações para acesso à saúde pública de qualidade, publicado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) antes do período pandêmico, apontou que entre as especialidades médicas mais judicializadas estão Ortopedia e Traumatologia, Cardiologia, Oftalmologia, Oncologia Clínica e Urologia.
De fato, a judicialização da saúde é um tema complexo, debatido há tempos. O médico, em princípio, só responde se for comprovada a sua culpa. Mas em razão das particularidades de cada caso, contar com a assessoria jurídica e médica de um seguro faz muita diferença.
O escopo do Seguro de Responsabilidade Civil Profissional da Seguros Unimed abrange desde ações relacionadas à prevenção de riscos até a garantia de pagamento ou reembolso de honorários de advogados.
Material de apoio para você!
A atenção a boas práticas contribui para a redução de ações na justiça. Elas englobam anamnese completa, preenchimento adequado de prontuários e de receitas com prescrição de medicamentos, solicitação de exames para confirmação de diagnóstico, proteção de dados e informações claras e documentadas sobre riscos de procedimentos aos pacientes, entre outras coisas.
Você sabia que receitas médicas com letras difíceis de decifrar podem até gerar punições, como ter o registro cassado? Qual a conduta recomendada para atendimento de celebridades, considerando-se o direito à privacidade e o apelo da mídia por informação ou a necessidade de desmentir boatos? Qual a importância do preenchimento adequado e completo do prontuário médico para atestar a assistência prestada ao paciente?
Questões como essas são contempladas nos materiais da Biblioteca Virtual da Seguros Unimed. No catálogo, além de artigos e e-books sobre temas científicos atuais e novas tecnologias, há um grande acervo a respeito de temas associados à responsabilidade civil na esfera da saúde.
O segurado também encontra na biblioteca modelos de consentimento informado, fundamentais para evitar processos, pois comprovam que o paciente recebeu todas as informações pertinentes ao tratamento de seu caso.
Quer saber mais sobre os benefícios do Seguro de Responsabilidade Civil da Seguros Unimed? Clique aqui e conheça todos os serviços que podem ser cobertos e permitem que você mantenha a sua rotina no consultório, clínica ou hospital sem preocupação.
A Seguros Unimed tem uma completa assessoria jurídica e médica que pode ser acionada quando você precisar!