Diante das preocupações causadas pela pandemia, os cuidados da saúde bucal podem auxiliar no tratamento
O cuidado com a saúde bucal é algo que devemos estar sempre atentos desde a infância, para evitar o comprometimento dos dentes e deficiências na mastigação e fala. Além do fator estético, sentir-se bem com nosso sorriso proporciona melhora da autoestima e bem estar.
Você sabia que cuidar da saúde bucal pode ajudar sua saúde como um todo? Tanto para a prevenção de doenças quanto para evitar o agravamento delas em caso de internação. Veja qual é a importância do atendimento odontológico durante a pandemia de COVID-19.
Por que é importante manter a saúde bucal em tempos de pandemia
Em tempos de pandemia, todo cuidado é necessário para reduzir as chances de contaminação com o vírus da COVID-19. Fala-se muito dos cuidados que devemos ter com mãos, olhos, nariz e principalmente com a boca, que seriam as portas de entrada favoritas do vírus. É por isso que estamos sempre higienizando as mãos e usando máscaras no rosto.
E por falar na boca, devemos lembrar que o uso da máscara não é o único meio de proteção que podemos utilizar para prevenir os danos causados pela contaminação. Cuidar da saúde bucal ajuda tanto para evitar quanto para amenizar complicações da doença.
A qualquer momento estamos sujeitos a vírus e bactérias que podem trazer problemas para a saúde. No entanto, pacientes internados podem ter complicações com infecções, sobretudo pulmonares, decorrentes da má higienização bucal.
Nesses casos, é imprescindível dar atenção correta à limpeza com os dentes e a língua, para que se possa driblar outros problemas. Também será possível garantir mais qualidade e conforto ao paciente durante o tratamento.
Importância da saúde bucal em pacientes internados
No momento em que o paciente está internado, é natural que a preocupação maior seja com a doença que causou aquela condição. Mas negligenciar outros aspectos, principalmente a saúde bucal pode dar brechas para outras complicações no quadro geral.
A falta de cuidado com a limpeza da língua e dos dentes, principalmente os molares, que estão mais próximos da faringe, pode causar problemas pulmonares como a pneumonia por aspiração. Essa condição é provocada pela inalação de secreções da boca ou estômago.
Problemas pré-existentes, como cáries e abscessos são canais que podem facilitar infecções. Já as funções e reflexos reduzidos durante o período de internação também fazem da boca um local de acúmulo de bactérias.
Desse modo vemos a importância do atendimento odontológico para evitar e eventualmente tratar problemas dessa natureza. Os cuidados são fundamentais para que a recuperação ocorra da melhor forma, sem prolongar o tempo do tratamento por problemas que poderiam ser evitados.
Como o atendimento odontológico auxilia no tratamento
É necessário um trabalho em conjunto para que se assegure que os procedimentos executados em relação à saúde odontológica do paciente correspondam de forma satisfatória ao tratamento da doença. Essa equipe inclui:
- Médico;
- Cirurgião-dentista;
- Enfermeiro;
- Técnico de enfermagem;
- Técnico em saúde bucal.
Cada um deles desempenha um papel importante tanto para o diagnóstico e escolha dos tratamentos mais indicados (médico e cirurgião-dentista) quanto no acompanhamento e na execução deles (enfermeiros e técnicos). Tudo para otimizar o processo de melhora do paciente.
Esse trabalho em conjunto pode atuar de forma prática garantindo que alguns problemas sejam evitados ou corrigidos, de maneira que não afetem o quadro do paciente. Agem tanto na proteção quanto na contenção de dificuldades que incluem:
- Evitar cáries e a eventual perda do dente;
- Evitar odores;
- Garantir a saúde das gengivas;
- Evitar sangramentos;
- Remover partículas de alimentos e placas bacterianas;
- Prevenir infecções;
- Melhorar o apetite e a mastigação.
Esses cuidados devem ser observados em todos os pacientes que chegam a ser internados em decorrência de doenças diversas. No entanto, em pacientes que precisam de intubação, os cuidados devem ser redobrados, devido aos riscos de agravar problemas pulmonares.
A prevenção é sempre a melhor maneira de evitar problemas no futuro e isso pode ser feito mantendo a higiene e cuidando da alimentação. Mas caso seja necessário passar por uma internação, percebemos a importância do atendimento odontológico durante o tratamento.
Para mais informações a respeito da saúde bucal, acompanhe o blog da Seguros UNIMED, onde temos sempre as melhores dicas para você!