“Essa é uma oportunidade única de fazer a diferença na vida das pessoas, proporcionando opções de seguro mais acessíveis e personalizadas”. Este foi um dos destaques do discurso do presidente da Seguros Unimed, Helton Freitas, na abertura da 28ª Conferência da Federação Internacional de Cooperativas e Mútuas de Seguro (ICMIF) Américas. O evento acontece até sexta-feira (10), em Belo Horizonte, reunindo cerca de 200 pessoas de 12 países.
A fala do executivo é referente ao projeto de lei que tramita no Congresso Nacional e prevê que as cooperativas possam atuar no mercado de seguros, o que traria diversas vantagens para o consumidor, como:
– aumento da concorrência no mercado de seguros,
– preços mais competitivos,
– maior diversidade dos produtos e serviços disponíveis aos clientes, entre outros.
“Essa proposta não apenas beneficiaria nossas cooperativas, mas também a sociedade como um todo ao possibilitar estabilidade financeira e bem-estar aos nossos membros e comunidades, com a oferta diversificada de seguros, como os patrimoniais e os de proteção à vida”, explicou.
Ele também ressaltou que a entrada das cooperativas neste mercado ajuda a preencher uma lacuna, hoje existente, na oferta de produtos. “Os números comprovam que há muito espaço para a atuação das cooperativas no mercado de seguros. Afinal, a maioria dos brasileiros não têm seguro-saúde, de vida, residencial e automotivo, por exemplo”, complementa.
Este congresso traz um tema importante para pautar nossas reflexões e discussões dos próximos dias: “Preenchendo as lacunas de proteção”. Uma proposta que dá luz à importância crescente dos seguros em um mundo sujeito a riscos variados, sejam eles climáticos, geológicos, econômicos ou de saúde.
Apesar de as cooperativas terem uma história sólida no Brasil, quando se trata de seguros, elas ainda enfrentam algumas limitações em relação aos ramos nos quais podem atuar. “É hora de abraçarmos essa mudança com entusiasmo e determinação, trabalhando juntos para tornar o setor de seguros no Brasil mais inclusivo e eficiente. Tenho a convicção de que estamos prontos para dar esse passo e continuar a desempenhar um papel fundamental na construção de um futuro seguro para todos”, conclui Helton Freitas.