Após denúncia da FenaSaúde, a polícia de São Paulo deu início à operação “Esculápio” com o objetivo de investigar um esquema envolvendo empresas suspeitas de práticas ilícitas em reembolsos médicos. Confira a matéria publicada pela Folha de S. Paulo.
A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), que representa 13 grupos de planos de saúde no país, incluindo a Seguros Unimed, denunciou a atuação suspeita da empresa V.Eventos, desencadeando a investigação. A empresa e seus funcionários são acusados de realizar, irregularmente, mais de cem pedidos de reembolso por mês. Além disso, constatou-se a repetição de procedimentos em curtos intervalos de tempo e a utilização das mesmas notas fiscais junto a várias operadoras, configurando práticas fraudulentas que impactam de forma significativa o faturamento e a sustentabilidade das operadoras de saúde.
“A Seguros Unimed reforça seu compromisso com a transparência e a honestidade na gestão de seus serviços, atuando de maneira proativa no compartilhamento de informações relevantes para o combate a fraudes e irregularidades que prejudicam o setor e os beneficiários. A operação Esculápio é um passo importante na luta contra essas práticas fraudulentas, visando responsabilizar as pessoas envolvidas em atos ilícitos”, destaca Fabiano Catran, diretor Executivo Institucional e de Clientes da Companhia, que apoiou a Fenasaúde no caso, e presidente da Comissão Jurídica da FenaSaúde.