Receber o diagnóstico de câncer de mama ou sofrer um acidente e ficar impossibilitada de trabalhar são situações que podem desencadear várias preocupações e incertezas, sobretudo no âmbito financeiro. No entanto, o seguro de vida para mulher pode ajudar a enfrentar esse momento delicado com um pouco de tranquilidade.
“Os seguros de vida para mulheres foram formatados para atender o número crescente de mulheres que se tornam financeiramente independentes e empreendedoras, que tomam as principais decisões para garantir o seu bem-estar e o de sua família”, diz Elizabeth Bartolo, professora da Escola Nacional de Seguros.
O câncer de mama é a segunda categoria que mais atinge as brasileiras. Aproximadamente 25% dos casos se manifestam em mulheres e 1% em homens, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Estima-se que 66.280 pessoas sejam acometidas pela doença em 2020.
O tipo e o período de tratamento podem variar, de acordo com o perfil da paciente. Diante dessa imprecisão, as profissionais liberais de saúde precisam contar com uma ferramenta que possibilite o afastamento do trabalho garantindo estabilidade financeira e uma recuperação livre das preocupações com a renda e as despesas.
“Se existe um produto que pode te ajudar, por que deixar de adquirir? É muito importante nos prevenir, ainda mais nesse momento que estamos vivendo. Caso aconteça algo inesperado estamos preparados, pelo menos financeiramente, para lidar com a situação aliviando, muitas vezes, uma carga que não teríamos como carregar”, destaca Mauricio Guerra, gerente de Desenvolvimento de Negócios, Produtos e Serviços da Sicredi Vale do Piquiri.
Quais são as coberturas do seguro de vida para mulher?
O diagnóstico precoce é, na maior parte dos casos, primordial para a realização de tratamentos menos agressivos e aumenta a chance de cura. Portanto, caso a doença se confirme, é importante ter recursos para custear as consultas, exames e demais despesas médicas.
Normalmente, o seguro de vida para mulher traz coberturas básicas para garantir a proteção financeira da família em caso de morte da segurada ou benefício em vida, para invalidez total ou parcial por acidente.
“O maior diferencial são as coberturas exclusivas de indenização pelo diagnóstico de câncer que afeta especificamente mulheres, como câncer de mama, ovários, trompas ou útero. Ainda é possível contar com a segunda opinião de um médico especialista e existem planos que trazem vantagens residenciais, assistência veicular, procedimentos de beleza, descontos em farmácias, entre outros”, afirma Nilton Dias, diretor Comercial da Seguralta.
Quanto custa o seguro de vida para mulher?
O valor do seguro de vida pode variar de acordo com as coberturas e assistências contratadas, perfil da segurada, idade e profissão. É fundamental consultar a seguradora e, se possível, contar com o auxílio de um corretor de seguros qualificado para esclarecer todas as dúvidas.
“Ter um seguro de vida é um ato de amor conosco e com aqueles que gostamos, afinal quem ama cuida e temos que proteger a nós e quem amamos. O seguro de vida tem diversas coberturas que deixam o capital de morte em segundo plano”, conclui Guerra.