Para garantir o bom funcionamento de uma clínica ou consultório é preciso criar um ambiente de trabalho eficiente e harmônico.
Entender a gestão de pessoas como uma questão secundária é um erro. A criação de um bom ambiente de trabalho é ponto-chave para a consolidação de um negócio e quem faz a gestão do local, seja um especialista ou o próprio profissional da saúde, precisa priorizar a formação de uma equipe eficiente e harmoniosa.
O ambiente de trabalho tem influência direta sobre a percepção do paciente em relação aos serviços prestados e a reputação do local. “A eficiência dos processos e a dinâmica da equipe são facilmente percebidas pelos pacientes. O mau funcionamento se reflete em falhas que prejudicam o atendimento”, explica o especialista em recursos humanos, Rudney Junior.
Para garantir o bom funcionamento do consultório, portanto, é preciso atentar-se às pessoas. Confira as dicas de alguns especialistas para criar um ambiente de trabalho agradável entre profissionais da saúde, pacientes e funcionários.
1) Entenda os seus objetivos
O primeiro passo para quem pretende otimizar o ambiente de trabalho é entender o seu negócio e os seus objetivos com ele. “Tudo começa com uma boa percepção do que é a sua clínica e de quem é o seu público”, explica Rudney. Essa consciência irá ajudá-lo a focar em suas metas e prioridades e fazer escolhas mais precisas em todas as áreas.
2) Invista em contratação
Compreendendo o seu objetivo, o profissional poderá também entender as suas necessidades. No processo de seleção, por exemplo, é importante que todas as vagas tenham seus escopos definidos de acordo com as metas e sejam contratados profissionais com perfis adequados às funções. “Profissionalizando a gestão de recursos humanos, a clínica poderá trazer as pessoas certas e aumentar a eficiência do trabalho”, explica Rudney.
Vagner Sandoval, especialista em gestão de pessoas e liderança executiva do IBE-FGV, explica que, para fazer uma boa seleção, o responsável pelo processo pode usar algumas estratégias, como aplicar testes de personalidade e, se a clínica for maior, também chamar alguns funcionários da área para participarem do processo seletivo. “Essa é uma boa estratégia para criar uma cumplicidade entre as partes e aumentar as chances de o novo funcionário ser aceito pelo time”, explica.
3) Ofereça orientação
Depois de escolher funcionários capacitados, é importante oferecer treinamento adequado, orientando-os em relação às suas funções. Sandoval explica, entretanto, que tão importante quanto o treino, é o comportamento do líder no dia a dia da clínica. “Quem estiver na posição de liderança precisa estar presente, observando as relações e orientando as pessoas. Isso tem impacto fundamental na qualidade do ambiente.”
4) Mantenha os funcionários motivados
Manter os funcionários motivados é fundamental para garantir a eficiência do local. Os profissionais explicam que, para isso, é preciso entendê-los individualmente, considerando diversos fatores além da remuneração. “As pessoas são motivadas por diferentes razões. Cabe ao líder avaliar as particularidades e entregar o que cada uma precisa”, explica Sandoval.
Entre as medidas que podem ser tomadas para uma gestão eficaz de pessoas estão: saber ouvir os funcionários, dar tratamento individualizado, promover atividades em equipe, manter relações respeitosas, estimular pontos fortes, dar feedbacks, tratar problemas como possibilidades de melhorias, criar valores, promovê-los na empresa e incentivar o bom relacionamento pessoal.
5) Proporcione uma boa comunicação interna
Investir em comunicação interna também é fundamental para garantir um bom ambiente de trabalho. Quanto mais transparente for a comunicação entre as áreas e os profissionais, mais eficiente será o trabalho. “Todo mundo deve saber como o consultório funciona e para onde está caminhando. Isso favorece que todos estejam alinhados”, defende Rudney. A comunicação clara também reduz o espaço para fofocas e intrigas e favorece a construção de um ambiente agradável.