Assine nossa Newsletter
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Cooperativismo
  • Antifraude
  • Inovação
  • Saúde
  • Nossos especialistas
  • Reconhecimento
  • Produtos
  • + Conteúdos
    • Espaço do Médico
    • E-books
    • Notícias
    • Gestão e Finanças
    • Inova + Saúde
    • Covid-19
    • Colunistas
    • Eventos
    • Relatório de Sustentabilidade
  • Cooperativismo
  • Antifraude
  • Inovação
  • Saúde
  • Nossos especialistas
  • Reconhecimento
  • Produtos
  • + Conteúdos
    • Espaço do Médico
    • E-books
    • Notícias
    • Gestão e Finanças
    • Inova + Saúde
    • Covid-19
    • Colunistas
    • Eventos
    • Relatório de Sustentabilidade
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Seguros Unimed
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Espaço do Médico

Porque sua clínica deve se envolver em projetos sociais

Time Conexão por Time Conexão
11 de outubro de 2019
0
Porque sua clínica deve se envolver em projetos sociais
Share on FacebookShare on Twitter

Por ter seguido carreira no setor da saúde, é provável que ajudar o próximo já faça parte de você. E expandir essa vocação pode ser benéfico não apenas para você enquanto indivíduo, mas também para sua clínica ou consultório.

“Toda empresa é um organismo integrante de uma sociedade, e dela provém suas receitas. Então, sem dúvida, é saudável retribuir a acolhida dela,  contribuindo para que ela prospere – e o próprio negócio cresça junto a ela”, reflete Gláucio Siqueira, especialista em gestão estratégica, marketing e negócios.

Benefícios de se envolver em projetos sociais

Participar de ações sociais tem grande impacto na imagem de uma empresa, tanto entre seus colaboradores quanto para o mundo externo – e o mesmo vale para empresas do setor da saúde.

O primeiro benefício é a exposição de marca. “Muitas vezes, esses projetos conseguem exposição de mídia mais forte, afinal, eles têm mais apelo do que campanhas publicitárias. Assim, ganha-se credibilidade, engajamento, projeção, visibilidade e força em uma sociedade em prol do bem comum”, enumera Dario Perez, sócio-consultor da Planeja Consultoria e especialista em Gestão de Produto.

Essa exposição é especialmente importante nos dias de hoje. “O mercado está cada vez mais exigente no que se refere à responsabilidade ambiental e social das empresas. Muitos consumidores já utilizam esses critérios na hora de escolher e diferenciar positivamente a escolha de um produto e/ou serviço”, reforça Angela Teixeira, especialista da INK Inspira, empresa especializada em gestão de projetos sociais.

 

Depois vem o impacto sobre os colaboradores. De acordo com Teixeira, promover ações sociais dentro de uma empresa reforça o engajamento e o espírito de equipe, promove a comunicação eficiente e fortalece a cultura organizacional.

“A partir de iniciativas concretas para atender a causas sociais, os colaboradores se unem e estreitam relações em prol de um mesmo objetivo altruísta e posteriormente conseguirão reproduzir, de forma mais natural e orgânica, essa mesma sinergia nas ações e relações dentro do ambiente de trabalho e no atendimento ao público”, diz Teixeira.

Além disso, o trabalho social desenvolve uma característica fundamental em profissionais da saúde: solidariedade. “Ser solidário é também ter empatia, e uma equipe precisa ter pessoas sensíveis aos problemas”, completa André Ministro, professor de Inteligência Empresarial na IBE Conveniada FGV.

Como aproveitar todo o potencial das ações sociais em sua clínica

O primeiro passo é, de fato, acreditar na importância e relevância das ações sociais. Na medida do possível, os gestores devem ser os primeiros a aderir presencialmente a essas iniciativas.

“É interessante que se financie projetos sociais que estejam alinhadas à sua empresa. Por exemplo, uma empresa de brinquedos pode ajudar uma ONG voltada a crianças e adolescentes”, recomenda Perez. Ou, caso você tenha uma clínica voltada para cuidados ao idoso, desenvolver um trabalho junto a casas de repouso voltadas para a população menos favorecida.

Depois, busque depoimentos dos colaboradores que aderirem à iniciativa, perguntando como participar do projeto contribuiu para seu desenvolvimento pessoal. Use este material para trabalhar o endomarketing – ou seja, a divulgação dentro da própria clínica ou consultório – dessa atividade.

“Um terceiro aspecto é buscar trabalhar concretamente o desdobramento disso no favorecimento das relações internas, no ambiente de trabalho e na cultura organizacional”, indica Teixeira.

“No geral, podemos dizer que tanto clientes quanto colaboradores irão valorizar ações sociais, passando a ter uma nova percepção da marca ou empresa. Isso leva a um efeito positivo que conecta essas pessoas à empresa, gerando mais clientes, mais referências e mais envolvimento”, finaliza Siqueira.

 

Leia outras matérias semelhantes:

Como ter um consultório mais sustentável?
Como promover práticas saudáveis entre seus funcionários
Tags: Ações Sociaisgestão de clínicasGestão de ColsultórioProjetos SociaisSolidariedadeTrabalho voluntário
Time Conexão

Time Conexão

Quem somos? Somos uma equipe destinada a compartilhar conteúdo relevante sobre medicina, seguros saúde, bem-estar, qualidade de vida e todos os demais temas que estejam voltados ao universo: Viver melhor. Os especialistas falam sobre saúde, conteúdo para médicos, inovação e tecnologia, gestão e finanças, cooperativismo e muito mais. (...)

Veja também esses posts

Dia Mundial da Segurança do Paciente

Dia Mundial da Segurança do Paciente

15 de setembro de 2023
1.5k
Identificação da osteoporose em exames de imagem em odontologia

Identificação da osteoporose em exames de imagem em odontologia

10 de agosto de 2023
1.8k
O que é segurança do paciente?

O que é segurança do paciente?

30 de junho de 2023
1.6k
Mais uma dose? Sim, por favor!

Que tipo de líder você é?

5 de janeiro de 2023
1.6k
Avançar post
Segurança do paciente: que perguntas devem ser feitas ao médico

Segurança do paciente: que perguntas devem ser feitas ao médico

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Prêmio Inova+Saúde: confira se sua Unimed é uma das finalistas

Prêmio Inova+Saúde: confira se sua Unimed é uma das finalistas

por Time Conexão
11 de agosto de 2025
0
1.6k

O Prêmio Inova+Saúde 2025 chega à terceira fase, com a divulgação dos finalistas. Criada pela Seguros Unimed e organizada com...

Seguradora do Sistema Unimed conquista prêmio de Excelência em Serviços ao Cliente

Seguros Unimed lança solução completa com foco em profissionais da saúde

por Time Conexão
18 de agosto de 2025
0
1.6k

Um contrato, uma fatura e uma solução que proporciona três tipos de cuidado. Essa é a essência do novo produto...

Conexão InvestCoop: ‘Seguimos preparados para os novos desafios do setor’

Conexão InvestCoop: ‘Seguimos preparados para os novos desafios do setor’

por Time Conexão
5 de agosto de 2025
0
1.6k

O impacto da taxação das exportações brasileiras, a inovação tecnológica na análise de crédito e o movimento de fusões e...

Confira as palestras dos especialistas da Seguros Unimed na Convenção Técnica

Confira as palestras dos especialistas da Seguros Unimed na Convenção Técnica

por Time Conexão
4 de agosto de 2025
0
1.5k

Representantes da Seguros Unimed já estão na primeira Convenção Técnica Unimed, que foi aberta na manhã desta terça-feira (04), no...


Ajuda

  • Perguntas Frequentes
  • informações Regulatórias

Mais informações

  • Política de Privacidade
  • Política de Qualidade

Aplicativos

  • Super App
  • Playlist Gravidez

Canais de Atendimento

  • Ouvidoria: 0800 001 2565
  • SAC: 0800 016 6633 opção 6
  • Formulário Fale Conosco
  • Formulário de Ouvidoria

Unimed Seguradora S.A. 92.863.505/0001-06 Copyright @ 2001-2021

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
  • + Contéudos
    • Cooperativismo
    • Saúde
    • Inovação e Tecnologia
    • Espaço do Médico
    • Covid-19
    • Gestão e Finanças
    • Inova + Saúde
    • Colunistas
    • Eventos
    • E-books
    • Relatório de Sustentabilidade

© 2018 Seguros unimed