Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde é um bem-estar físico, mental e social, portanto adotar ações para promover a saúde dos funcionários é essencial em qualquer ambiente empresarial. Essa medida pode resultar em diminuir o número de faltas e deixar os colaboradores mais dispostos e comprometidos com o trabalho.
No âmbito das clínicas e consultórios médicos, as práticas saudáveis merecem ainda mais atenção devido ao contato frequente com situações delicadas que envolvem dor, vida e morte. “O impacto aqui é junto ao cliente, que não deixará de questionar que tipo de promoção de saúde ele pode esperar de um médico que não cuida de seus empregados. Por outro lado, é necessário averiguar risco de contágio, de contaminação, insalubridade etc.”, diz Augusto Galery, coordenador do curso de Gestão Estratégica de Pessoas da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP).
Além de atuar na prevenção de doenças, é necessário estabelecer práticas que proporcionem um ambiente corporativo saudável. Muitas vezes um bom plano de saúde não é suficiente se o espaço de trabalho for hostil, extrapolam-se limites para entrega de resultados, sem cadeiras adequadas para se sentar o dia todo ou ainda não houver respeito ao horário das refeições e pausas.
“É necessário um plano de ações que possibilite um clima saudável para a organização. A abordagem precisa ser interdisciplinar e ampla, abrangendo aspectos médicos, psicológicos, ergonômicos, além do cuidado com o clima organizacional”, afirma Galery.
De acordo com Celso Braga, psicólogo e sócio-diretor do Grupo Bridge, um planejamento cuidadoso pode indicar a melhor ação a ser implementada. “É preciso conversar com as pessoas e identificar o grau de saúde percebido por ela e para ela mesma, criar orientações sobre vida saudável, instituir tempos de descanso frequentes com pequenos exercícios, incentivar os colaboradores a cuidarem de si e manterem um hobby para desligar do trabalho”, sugere.
O psicólogo Jorge Neto destaca que trabalhar a qualidade de vida do funcionário deve ser uma tarefa permanente, com avaliações periódicas e a médio prazo. “Talvez um parâmetro de avaliação seja: custos anuais da empresa versus o ganho ou melhoria do absenteísmo e produtividade. Não se deve ter em mente uma visão curta de que certos investimentos, como academia, vale-cinema e outros trarão benefícios imediatos”, diz.
Para os especialistas, a oferta de benefícios em prol da saúde dos funcionários representa um ganho para ambos os lados. “Os investimentos com benefícios de saúde retornam em produtividade, bem-estar para todos, diminuição das tensões cotidianas e capacidade de inovar mais aguçada. Ninguém gasta mais tempo com alimentação saudável e exercícios. A cada real investido, dois retornam”, reitera Braga.
As empresas também podem oferecer benefícios para os funcionários considerando seu perfil e tipo de trabalho desenvolvido. Ouvir o colaborador para saber quais os auxílios mais valorizados e negociá-los é sempre uma boa opção e ambos ganham. Neste ponto, o Seguro Saúde Empresarial da Seguros Unimed pode ser uma das alternativas para cuidar da saúde dos colaboradores.
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