Com o tema “Inovar, cooperar e transformar um novo momento”, o 31º Simpósio das Unimeds do Estado do Rio de Janeiro (Suerj) está sendo realizado de ontem até este sábado (23), em Angra dos Reis. Agenor Ferreira da Silva Filho, diretor de Operações da Seguros Unimed, foi um dos integrantes do debate “Sistema Unimed Presente e Futuro”.
“A liderança e a força do Sistema Unimed só serão garantidas se tivermos governança sistêmica, centralização das ações, fortalecimento da marca, boas práticas, ética e transparência entre os membros”, declarou o representante da Seguradora, ao destacar que a falta de confiança entre parceiros de negócios é um problema que deve ser sanado dentro do sistema de saúde suplementar.
O dirigente reforçou, ainda, a importância de não se apegar ao passado e se atentar às decisões no presente, já em preparação para o futuro. “A pandemia mudou para sempre o cenário da saúde suplementar e quem imagina que vamos voltar a ser os mesmos de antes, está enganado. Temos que aprender a lidar com isso”, enfatizou. “A maior parte daquilo que precisamos para a perenidade, já está em casa”, finalizou da Silva Filho.
Cooperativismo
A plenária, promovida na manhã desta sexta-feira (22), contou também com os presidentes das Casas Nacionais do ecossistema: Omar Abujamra Junior (Unimed do Brasil); Luiz Paulo Tostes Coimbra (Unimed Nacional); e Adelson Severino Chagas, (Unimed Participações). O último, inclusive, apresentou algumas soluções que auxiliam no fortalecimento do Sistema Unimed.
Já Abujamra Junior falou sobre o Projeto Simetria, ferramenta para disseminação e compartilhamento de informações entre as Cooperativas. Apresentou, ainda, a Regulamentação do Fundo de Intercâmbio; o projeto Sinergia Unimed; o Programa de Gestão e Relacionamento com Cooperados, criado para a valorização do médico cooperado; e reforçou a necessidade de relações político-institucionais.
“Estamos trabalhando para intensificar ações de monitoramento e interlocução acerca dos principais temas de projetos legislativos em debate e tramitação no Congresso Nacional, em prol do setor e do cooperativismo Unimed. Recentemente, estive presencialmente com o vice-presidente e cooperativista, Geraldo Alckmin, e com o presidente da ANS, Paulo Rebelo, para tratar de pontos cruciais”, afirmou o presidente da Unimed do Brasil.
Na ocasião, inclusive, foi compartilhada uma lista de políticos de cada região para que as Unimeds possam cobrar medidas necessárias sobre o tema (acesse aqui).
Intercooperação
As Unimeds Três Rios, Nova Iguaçu e Norte Fluminense fecharam parcerias com a Seguros Unimed e a InvestCoop Asset Management. Duas delas foram firmadas durante o 31º Simpósio das Unimeds do Estado do Rio de Janeiro (Suerj).