A Portaria GM/MS nº 529/2013 versa sobre o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), de suma importância para aumentar a segurança da prestação dos cuidados de saúde. Trata-se de ações promovidas pelas instituições de saúde, profissionais e pacientes a fim de evitar que os riscos e perigos inerentes aos serviços de saúde atinjam o os pacientes e os próprios trabalhadores, além de reduzir desperdícios e retrabalho nos ambientes hospitalares.
Para implantação do PNSP, o Ministério da Saúde em parceria com hospitais de excelência, arquitetou projetos de melhoria, qualificação e capacitação nos hospitais públicos. Um dos exemplos é o projeto Paciente Seguro, desenvolvido com o Hospital Moinhos de Vento, que propõe processos de trabalhos fundamentados em boas práticas em saúde para promoção da cultura de segurança do paciente.
O projeto Paciente Seguro assegura que o profissional saiba o que fazer dentro da unidade de saúde para garantir a segurança dos pacientes. Algumas das medidas educativas difundidas são: identificar o paciente no momento da internação e na hora de fazer um exame, verificar se a recomendação médica está indo para a pessoa que foi prescrita, verificar a dosagem e via de administração do medicamento.
Atualmente, 15 hospitais no país receberam treinamento profissional para adotar mecanismos que melhorem o atendimento ao paciente, dentro do Projeto Paciente Seguro. Em todo o país, há mais de 45 hospitais com projetos que objetivam a implantação e qualificação do Programa Nacional de Segurança do Paciente.
O PNSP foi pauta no Congresso Internacional de Serviços de Saúde, durante a 24ª edição da Feira Fórum Hospitalar e apresentado pela Sra. Luciana Yumi Ue e Dra. Elenara Ribas, representantes do Ministério da Saúde e do Hospital Moinhos de Vento, respectivamente.
Acompanhe os canais da Seguros Unimed e as novidades sobre a Feira Fórum Hospitalar 2017: Twitter, Facebooke Linkedin.



















