O prontuário eletrônico é uma rica fonte de informações sobre pacientes e populações atendidas. Uma pesquisa feita por pesquisadores da Universidade de Michigan (EUA), porém, mostra que nem sempre o que está registrado coincide com as queixas dos pacientes.
O estudo foi realizado com 162 pacientes do Kellogg Eye Center, instituição acadêmica americana especializada no cuidado oftalmológico. A média de idade foi de 56,6 anos, sendo a maioria mulheres (62,3%) e brancos (84,9%).
Enquanto esperavam pela consulta, os pacientes responderam a um questionário de sintomas oculares. As respostas foram então comparadas com as informações do prontuário. O resultado foi uma signitiva discordância entre as duas fontes.
Entre os participantes, o questionário e o prontuário apresentaram discordância em casos de visão embaçada (33,8%), glare (48,1%), dor ou desconforto (26,8%) e vermelhidão (24,7%). Foram utilizadas para o cálculo apenas discordâncias relacionadas a sintomas reportados como moderados ou severos.
O mais comum, de acordo com a pesquisa, é que os sintomas sejam reportados no questionário, mas não constem no prontuário. A exceção foi a visão embaçada, mais presente no registro eletrônico. Entretanto, o estudo indicou também ser cinco vezes mais provável que esse sintoma não seja registrado pelo médico nas consultas de retorno.
Não foi encontrada relação entre os sintomas registrados e idade/sexo dos pacientes ou a experiência dos médicos. As inconsistências podem ocorrer, de acordo com os autores, devido a pressões de tempo, erros do sistema ou falhas na comunicação.
Para os pesquisadores, os resultados sugerem que o registro de sintomas no prontuário eletrônico pode ser falho. Além disso, pacientes tenderiam a reportar mais sintomas quando respondem livremente a questionários, que poderiam ser incluídos posteriormente no prontuário eletrônico.
A pesquisa foi realizada entre outubro de 2015 e janeiro de 2016. Os resultados foram publicados no Journal of the American Medical Association (JAMA) Ophthalmology.
Leia também:
Prontuário eletrônico em Clínicas e Consultórios
Comunicação com o paciente
Exames à mão



















