União de recursos, conhecimentos e visões de negócio. Se bem estruturada, uma sociedade pode ser exatamente o que a sua clínica ou consultório precisam para crescer. Mas o contrário também é verdadeiro: quando as divergências começam a falar alto demais, o que deveria ser um impulso pode se tornar um entrave.
“Duas ou três cabeças pensam melhor do que uma. Ideias são sempre bem-vindas e as sociedades são positivas, desde que os profissionais envolvidos se respeitem e tenham um bom relacionamento”, reforça Sulivan França, especialista em comportamento humano e presidente da SLAC® Coaching – Sociedade Latino Americana de Coaching.
Pensando no sucesso da sua parceria de negócios, apontamos os impasses mais comuns entre sócios e maneiras de solucioná-los. Confira.
Colocando as divergências de lado
Relacionamentos – independentemente de sua natureza – não são simples de serem conduzidos. E uma sociedade não foge à regra. Entender que todos os envolvidos têm o mesmo poder de decisão dentro da clínica e, por isso, as escolhas devem ser tomadas em conjunto, pode ser um desafio.
“Os impasses podem gerar desgaste na relação entre os sócios. A longo prazo, isso traz desconforto e até mesmo brigas referentes à forma de gerir o negócio”, coloca Simone Costa, professora da Trevisan Escola de Negócios. Não é incomum que sócios discordem em questões pontuais, mas, para evitar que as diferenças se acentuem e prejudiquem as atividades, é preciso que as bases da parceria estejam bem consolidadas. Ou seja, é necessário ter clareza de onde desejam chegar (e como).
Segundo o Sebrae, uma sociedade bem-sucedida precisa de entendimento, por exemplo, quanto às formas de participação, remuneração, distribuição de poderes e responsabilidades. E para chegar lá, diálogo e acordos claros são fundamentais. “As principais características dessa parceria são justamente as mais importantes para evitar desgastes: saber escutar, dar ideias e expor opiniões”, explica Sulivan.
A divisão de tarefas é um ponto que merece atenção especial. Como a grande ideia por trás de uma sociedade é o complemento de habilidades, dividir as tarefas de acordo com os conhecimentos de cada um pode ser determinante para a empreitada. “Isso ajuda a diminuir potenciais conflitos. Além disso, os conhecimentos múltiplos tem o potencial de levar a melhores decisões, que contemplem mais nuances de uma mesma situação”, coloca Simone.
Tudo isso, entretanto, não deve ser acordado uma única vez. O alinhamento de expectativas deve ser constante e as divergências devem estar sempre à mesa, para que possam ser solucionadas de forma rápida e eficiente. Quanto mais aberta e clara for a relação entre as partes, maior a chance de sucesso da parceria (e do negócio).