Por ter seguido carreira no setor da saúde, é provável que ajudar o próximo já faça parte de você. E expandir essa vocação pode ser benéfico não apenas para você enquanto indivíduo, mas também para sua clínica ou consultório.
“Toda empresa é um organismo integrante de uma sociedade, e dela provém suas receitas. Então, sem dúvida, é saudável retribuir a acolhida dela, contribuindo para que ela prospere – e o próprio negócio cresça junto a ela”, reflete Gláucio Siqueira, especialista em gestão estratégica, marketing e negócios.
Benefícios de se envolver em projetos sociais
Participar de ações sociais tem grande impacto na imagem de uma empresa, tanto entre seus colaboradores quanto para o mundo externo – e o mesmo vale para empresas do setor da saúde.
O primeiro benefício é a exposição de marca. “Muitas vezes, esses projetos conseguem exposição de mídia mais forte, afinal, eles têm mais apelo do que campanhas publicitárias. Assim, ganha-se credibilidade, engajamento, projeção, visibilidade e força em uma sociedade em prol do bem comum”, enumera Dario Perez, sócio-consultor da Planeja Consultoria e especialista em Gestão de Produto.
Essa exposição é especialmente importante nos dias de hoje. “O mercado está cada vez mais exigente no que se refere à responsabilidade ambiental e social das empresas. Muitos consumidores já utilizam esses critérios na hora de escolher e diferenciar positivamente a escolha de um produto e/ou serviço”, reforça Angela Teixeira, especialista da INK Inspira, empresa especializada em gestão de projetos sociais.
Depois vem o impacto sobre os colaboradores. De acordo com Teixeira, promover ações sociais dentro de uma empresa reforça o engajamento e o espírito de equipe, promove a comunicação eficiente e fortalece a cultura organizacional.
“A partir de iniciativas concretas para atender a causas sociais, os colaboradores se unem e estreitam relações em prol de um mesmo objetivo altruísta e posteriormente conseguirão reproduzir, de forma mais natural e orgânica, essa mesma sinergia nas ações e relações dentro do ambiente de trabalho e no atendimento ao público”, diz Teixeira.
Além disso, o trabalho social desenvolve uma característica fundamental em profissionais da saúde: solidariedade. “Ser solidário é também ter empatia, e uma equipe precisa ter pessoas sensíveis aos problemas”, completa André Ministro, professor de Inteligência Empresarial na IBE Conveniada FGV.
Como aproveitar todo o potencial das ações sociais em sua clínica
O primeiro passo é, de fato, acreditar na importância e relevância das ações sociais. Na medida do possível, os gestores devem ser os primeiros a aderir presencialmente a essas iniciativas.
“É interessante que se financie projetos sociais que estejam alinhadas à sua empresa. Por exemplo, uma empresa de brinquedos pode ajudar uma ONG voltada a crianças e adolescentes”, recomenda Perez. Ou, caso você tenha uma clínica voltada para cuidados ao idoso, desenvolver um trabalho junto a casas de repouso voltadas para a população menos favorecida.
Depois, busque depoimentos dos colaboradores que aderirem à iniciativa, perguntando como participar do projeto contribuiu para seu desenvolvimento pessoal. Use este material para trabalhar o endomarketing – ou seja, a divulgação dentro da própria clínica ou consultório – dessa atividade.
“Um terceiro aspecto é buscar trabalhar concretamente o desdobramento disso no favorecimento das relações internas, no ambiente de trabalho e na cultura organizacional”, indica Teixeira.
“No geral, podemos dizer que tanto clientes quanto colaboradores irão valorizar ações sociais, passando a ter uma nova percepção da marca ou empresa. Isso leva a um efeito positivo que conecta essas pessoas à empresa, gerando mais clientes, mais referências e mais envolvimento”, finaliza Siqueira.
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