O mercado odontológico tem crescido vertiginosamente. Em 2019, um levantamento do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) apontou a adesão de 1,7 milhão de pessoas a planos desse tipo. O segmento, que cresceu 7,2%, atrai tanto o cliente que o contrata individualmente quanto empresas que oferecem os planos em seus pacotes de benefícios.
Nesse cenário, o plano passa a ser uma alternativa cada vez mais interessante aos profissionais de odontologia. Para entender quais as vantagens desse segmento, entrevistamos o especialista em ortodontia, Milton Paulo Menzen Júnior, que trabalha há 20 anos com convênios. Confira o que ele destacou:
- O convênio permite um maior acesso àquelas pessoas que não podem pagar um tratamento caro e tampouco compreendem as diferenças entre as diversas especialidades. Isso ajuda a disseminar a importância de nosso trabalho e a esclarecer as funções, o que beneficia a relação entre dentista e paciente.
- Você pode prestar um serviço de excelente qualidade a uma maior parcela da população.
- Há mais rotatividade no consultório, embora o valor por paciente ainda esteja abaixo do desejado, há um ganho com um fluxo maior de pacientes.
- Nos planos individuais, contamos com a indicação dos pacientes que usam o plano e acabam levando o nome do especialista para amigos e parentes.
- Em empresas, muitas vezes funcionários que gostam de um profissional acabam indicando para os colegas de trabalho, criando uma comunidade de clientes sólida e consistente.
- O nome fica acessível para buscas na rede credenciada, levando as pessoas a encontrarem você. O que é interessante, considerando que muitos profissionais não têm placas no consultório ou outras formas de divulgação.
Além desses destaques, atender pacientes pelo convênio odontológico é também uma oportunidade de os atrair para outros tratamentos não cobertos pelo plano, os quais o dentista pode apresentar ao paciente e, assim, divulgar mais amplamente o seu trabalho. Sem contar a importância de se estar vinculado a um setor em franca estruturação e expansão.