Líderes têm papel fundamental na melhoria do clima de trabalho, fomentando uma cultura de confiança nas suas equipes. Para ajudar os gestores da área de saúde nessa tarefa, o Institute of Healthcare Improvement (IHI) propõe a adoção de quatro práticas. O intuito é promover satisfação no trabalho, motivando os colaboradores e aprimorando a qualidade da assistência.
As quatro etapas levam em consideração as dificuldades organizacionais mais encontradas nos ambientes de saúde. Conheça cada uma delas:
1 – Pergunte aos funcionários o que é importante para eles
O primeiro passo é fazer as perguntas certas e realmente ouvir as respostas para identificar o que contribui para aumentar ou diminuir a alegria no trabalho. Líderes devem criar espaço para ouvir o que realmente importa para a equipe, envolvem a todos, em todos os níveis de hierarquia, na criação de esforços de melhoria do local de trabalho e na colaboração de soluções para os desafios identificados. Isso sempre conectando o trabalho à missão, à visão e aos valores da organização e monitorando regularmente o progresso e o impacto do trabalho.
2 – Identifique impedimentos
Os líderes devem identificar os processos, problemas ou circunstâncias que impedem o bem-estar profissional, social e psicológico de seus grupos de trabalho. Os passos 1 e 2 começam, geralmente, ao mesmo tempo e sem prazo para término. São processos de melhoria contínua. É importante destacar que ter conversas sobre o que é importante para cada membro da equipe cria a confiança necessária para identificar as frustrações experimentadas durante a jornada de trabalho. Toda a equipe deve sentir que é ouvida igualmente.
3 – Faça da alegria no trabalho uma responsabilidade compartilhada
Equipes multidisciplinares se reúnem e compartilham a responsabilidade pela remoção de barreiras. Mesmo que esse seja um trabalho iniciado pelo líder, a melhoria do clima no ambiente de trabalho também é missão de todos, desde a liderança executiva sênior até a equipe clínica e administrativa. Todos têm um papel a desempenhar, seja na criação de sistemas eficazes, na construção de equipes, no reforço da própria resiliência e mesmo no apoio a uma cultura positiva.
4 – Use a ciência da melhoria para testar abordagens
A ciência da melhoria aplica inovação, testes de campo de ciclo rápido e disseminação para gerar aprendizado sobre mudanças que produzem melhorias. Essa é uma das etapas mais importantes, pois usando os princípios da ciência da melhoria, as organizações podem determinar se as mudanças testadas estão levando a resultados positivos, se são eficazes em diferentes ambientes, se são sustentáveis e se podem ser disseminadas.
Para saber mais sobre esses passos, leia o artigo publicado no Journal of Healthcare Management.
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