No caminho da profissionalização da gestão, muitas empresas buscam aplicar os princípios da governança corporativa em seu negócio. Este termo significa um conjunto de iniciativas e práticas que definem como uma organização deverá ser dirigida e monitorada.
Parece algo simples, mas não é. As diretrizes podem estar consolidadas no papel, mas como fazer com que todos os gestores as sigam em seu dia a dia profissional? Para isso, é preciso realmente construir um sistema com recursos que garantam que a empresa esteja aplicando as melhores práticas para uma gestão transparente e responsável.
Uma governança conduzida de maneira competente gera valor e credibilidade para a organização em suas relações internas e externas. Do ponto de vista do negócio, ajuda a atrair investidores, melhorar a qualidade dos processos, aumentar a satisfação dos colaboradores, reduzir riscos e fraudes, e conquistar uma reputação ainda mais positiva no mercado como uma empresa ética e confiável.
Quer aplicar estas práticas, mas não sabe por onde começar? Utilize como base os quatro princípios da governança corporativa recomendados pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Explicamos cada um deles em nosso infográfico a seguir.
Equidade
Na área da saúde, a equidade envolve desde sócios, gestores, colaboradores, e até parceiros, órgãos do setor e pacientes. Oferecer um atendimento humanizado e acolhedor a todos, tendo em conta suas particularidades, é um exemplo de equidade.
Transparência
Utilizando o exemplo recente da Covid-19, um hospital poderia criar um canal de transparência para manter seus stakeholders informados sobre números de atendimentos, procedimentos recomendados, decisões de gestão e como a instituição está atuando junto aos órgãos responsáveis.
Prestação de contas
Esse princípio pode ser reforçado com a contratação de uma auditoria externa para conferir se as diretrizes estão sendo cumpridas e o que pode ser aprimorado. Para empresas de saúde, é interessante contar com especialistas nas leis e regulamentações do setor.
Responsabilidade corporativa
Instituições de saúde podem criar conselhos internos que atuam na fiscalização e tomada de decisões para garantir que a empresa terá capacidade de se manter funcionando nas melhores condições possíveis para todas as partes envolvidas.
Seguir os quatro princípios da governança corporativa envolve um planejamento complexo para estruturar um sistema que, de fato, funcione e seja seguido à risca na empresa. Mas os benefícios trazidos em termos de melhoria de gestão, processos internos e reputação compensam o esforço. Continue em nosso blog para entender mais sobre como a governança corporativa se aplica ao setor da saúde.