Assine nossa Newsletter
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Cooperativismo
  • Antifraude
  • Inovação
  • Saúde
  • Nossos especialistas
  • Reconhecimento
  • Produtos
  • + Conteúdos
    • Espaço do Médico
    • E-books
    • Notícias
    • Gestão e Finanças
    • Inova + Saúde
    • Covid-19
    • Colunistas
    • Eventos
    • Relatório de Sustentabilidade
  • Cooperativismo
  • Antifraude
  • Inovação
  • Saúde
  • Nossos especialistas
  • Reconhecimento
  • Produtos
  • + Conteúdos
    • Espaço do Médico
    • E-books
    • Notícias
    • Gestão e Finanças
    • Inova + Saúde
    • Covid-19
    • Colunistas
    • Eventos
    • Relatório de Sustentabilidade
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Seguros Unimed
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Espaço do Médico

Como o uso do smartphone pode ajudar seus pacientes?

Quando bem utilizado, smartphone estreita relacionamento com paciente e facilita a rotina da clínica. Veja como e entenda os limites.

Time Conexão por Time Conexão
11 de julho de 2019
0
Como o uso do smartphone pode ajudar seus pacientes?
Share on FacebookShare on Twitter

Os smartphones fazem parte da rotina dos pacientes. Diante dessa realidade, é natural que o mercado da saúde encontre formas de usar essa onipresença a favor tanto do profissional quanto dos clientes.

“O uso do smartphone pode trazer muitos benefícios para a rotina do médico e do paciente. Ele pode contornar problemas comuns, como a dificuldade de marcar um retorno, manter a comunicação eficaz sobre as condições do paciente, relacionamento pós-consulta, entre outros”, resume Felipe Lourenço, co-founder & CEO do iClinic e especialista em Informática e Gestão em Saúde pela Universidade de São Paulo (USP).

Esses aparelhos fazem parte do dia a dia da população, mesmo a menos favorecida, o que permite que seu uso também seja uma ferramenta de acessibilidade. Um gesto de clínica que não pode investir em equipamentos de ponta pode apostar em gadgets que fazem do smartphone uma poderosa ferramenta de diagnóstico

‘Assim, mesmo quem não tem acesso a centros de excelência, seja por limitações geográficas ou financeiras, podem ter acesso a essas práticas de forma mais acessível graças ao smartphone”, completa.

Em outras palavras, as possibilidades para usar o smartphone dentro e fora do consultório são vastas. Porém, é preciso sabedoria.

Como usar o smartphone a favor do paciente

“Estamos falando de um computador de bolso com conectividade. Portanto, o smartphone pode ter funções de telefone, aplicativo, de visor de equipamento médico e como ferramenta para interligar equipes de apoio ao diagnóstico”, diz Chao Weng, professor livre-docente e chefe da disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Weng dá alguns exemplos: com a instalação dos gadgets e aplicativos certos, o smartphone pode fazer a vez de ultrassom portátil. Com lentes apropriadas acopladas à câmera, pode ser usado para verificar lesões na pele e fazer exame de fundo de olho.

“Alguns aplicativos já trazem inovações como acompanhamento em tempo real das funções vitais do paciente, prontuários eletrônicos online e muito mais”, comenta Lourenço.

No caso da comunicação, é preciso cuidado. Por ser um aplicativo gratuito e amplamente difundido, muitas equipes vem usando o WhatsApp como principal meio de conversa. No entanto, ele foi primariamente criado para interação entre pessoas, o que o torna compatível para o compartilhamento de informações sigilosas.

“Para fins médicos, não se pode usar o mesmo aplicativo gratuito que permite o vazamento de dados. Existem apps pagos que permitem a interação entre membros de uma mesma equipe com uso de protocolo de segurança de dados digitais, o HIPAA (Health Insurance Portability and Accountability Act, ou Lei de Portabilidade e Responsabilidade do Seguro de Saúde), que conta com um sistema contra vazamento de dados”, indica Weng.

Limites para o uso dos smartphones em consultórios e clínicas

A regulamentação é um ponto-chave quando falamos no uso de novas tecnologias na área médica. Por isso, é fundamental conferir as regras do Conselho Federal de Medicina (CFM) em relação a este tópico.

“Uma dessas regulamentações, por exemplo, diz que as clínicas interessadas em oferecer um atendimento através da internet ou aplicativo médico, deve estar inscrita no Conselho Regional de Medicina (CRM) da jurisdição onde pretenda atuar”, explica Lourenço.

Em relação ao atendimento em si, vale o bom senso. “Se você está fazendo um atendimento presencial, esse deve ser o momento de olhar para o paciente. O smartphone só deve ser usado quando indispensável. É uma questão comportamental”, orienta Weng.

Depois da consulta, o smartphone ganha protagonismo para acompanhar ou monitorar o paciente. “Quando bem utilizados, os sistemas digitais podem estreitar o relacionamento médico-paciente desde que nenhuma das partes faça uso incorreto ou exagerado. É preciso determinar limites de horários e dias e respeitá-los”, ensina Weng.

Com regulamentação e responsabilidade, o futuro da medicina encontra nos aparelhos inteligentes grande potencial. “Essa integração com a tecnologia está trazendo muitas vantagens para todos. Se você quer fazer parte desse futuro, considere o uso do smartphone na sua rotina”, finaliza Lourenço.

Veja outras matérias similares:
5 passos para garantir um bom atendimento ao paciente
Tags: Apoio ao diagnósticoCompartilhamentoConectividadeProntuário eletrônicosmartphoneTecnologiatecnologia e saúde
Time Conexão

Time Conexão

Quem somos? Somos uma equipe destinada a compartilhar conteúdo relevante sobre medicina, seguros saúde, bem-estar, qualidade de vida e todos os demais temas que estejam voltados ao universo: Viver melhor. Os especialistas falam sobre saúde, conteúdo para médicos, inovação e tecnologia, gestão e finanças, cooperativismo e muito mais. (...)

Veja também esses posts

Dia Mundial da Segurança do Paciente

Dia Mundial da Segurança do Paciente

15 de setembro de 2023
1.5k
Identificação da osteoporose em exames de imagem em odontologia

Identificação da osteoporose em exames de imagem em odontologia

10 de agosto de 2023
1.8k
O que é segurança do paciente?

O que é segurança do paciente?

30 de junho de 2023
1.6k
Mais uma dose? Sim, por favor!

Que tipo de líder você é?

5 de janeiro de 2023
1.6k
Avançar post

O desenvolvimento da P&D&I em tempos difíceis

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Seguros Unimed reúne prestadores em encontro de reconhecimento e alinhamento assistencial em São Paulo

Inova+Saúde: Unimed Paraná aperfeiçoa programa de telemedicina e amplia acesso à saúde em regiões remotas

por Time Conexão
24 de novembro de 2025
0
1.6k

Levar atendimento aos lugares mais remotos, garantindo acesso à saúde sem abrir mão da qualidade para os clientes. Esse é...

Viva Vida: Unimeds sorteadas são recebidas em jantar de entrega dos carros

Viva Vida: Unimeds sorteadas são recebidas em jantar de entrega dos carros

por Time Conexão
8 de dezembro de 2025
0
1.6k

A Promoção Viva Vida deste ano teve um “sabor” diferenciado. Pela primeira vez, as Unimeds ganhadoras foram convidadas para um...

American Heart Association publica novo protocolo de ressuscitação

American Heart Association publica novo protocolo de ressuscitação

por Time Conexão
5 de janeiro de 2021
0
84.6k

Cerca de 350 mil norte-americanos apresentaram parada cardíaca respiratória (PCR) não traumática extra-hospitalar (PCREH) e foram atendidos pelos serviços médicos...

Unimed Odonto amplia portfólio com lançamento de solução exclusiva

Unimed Odonto amplia portfólio com lançamento de solução exclusiva

por Time Conexão
8 de dezembro de 2025
0
1.6k

Dona do título de operadora com melhor NPS do Brasil pela quarta vez consecutiva, a Unimed Odonto acaba de lançar...


Ajuda

  • Perguntas Frequentes
  • informações Regulatórias

Mais informações

  • Política de Privacidade
  • Política de Qualidade

Aplicativos

  • Super App
  • Playlist Gravidez

Canais de Atendimento

  • Ouvidoria: 0800 001 2565
  • SAC: 0800 016 6633 opção 6
  • Formulário Fale Conosco
  • Formulário de Ouvidoria

Unimed Seguradora S.A. 92.863.505/0001-06 Copyright @ 2001-2021

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
  • + Contéudos
    • Cooperativismo
    • Saúde
    • Inovação e Tecnologia
    • Espaço do Médico
    • Covid-19
    • Gestão e Finanças
    • Inova + Saúde
    • Colunistas
    • Eventos
    • E-books
    • Relatório de Sustentabilidade

© 2018 Seguros unimed