
A área de Tecnologia da Informação da Seguros Unimed inaugurou seu Command Center, este ano, para promover melhorias no atendimento das demandas de clientes, corretores e equipes internas. A função do espaço é centralizar informações de negócio em um ambiente preparado e com uma infraestrutura confiável, de forma a facilitar e agilizar a tomada de decisões pelas equipes envolvidas no trabalho de cada sistema.
“Realizamos um avanço importante na Seguros Unimed, com a criação da diretoria executiva de Mercado e Tecnologia, recentemente. Passamos a realizar investimentos em TI e em novos projetos digitais, com um olhar focado em negócios, no controle efetivo de custos e, especialmente, na satisfação dos nossos clientes”, afirmou Helton Freitas, presidente da Companhia.
De acordo com Wilson Leal, diretor de Mercado e Tecnologia da Seguros Unimed, desde 2021, mais de R$ 120 milhões foram investidos em inovação. O objetivo da área sob seu comando é agilizar soluções voltadas ao impulsionamento de negócios e ao relacionamento com clientes, corretores e demais parceiros estratégicos. Até o final deste ano, a meta é investir R$149 milhões em projetos.
“Enxergamos a Seguradora como uma empresa de tecnologia que vende seguros e isso nos dá uma ampla margem para crescimento e inovação. Temos Inovação Digital como uma das diretrizes estratégicas. Esse pilar norteia as ações com um olhar atento ao futuro. Nos últimos anos, temos realizado investimentos expressivos em tecnologia, projetos estruturantes e inovação digital”, destacou.
O Centro de Comando — como é chamado em português — está localizado junto ao andar de Infraestrutura em TI e possui seis telas que compartilham o monitoramento de 12 sistemas utilizados pela Seguradora do Sistema Unimed, simultaneamente, em tempo real. Dessa forma, o time da área atua de forma preventiva, solucionando problemas de forma mais assertiva e rápida.
“Aqui, temos o objetivo de monitorar, de forma arrojada, os principais sistemas da Seguros Unimed, oferecendo uma melhor experiência no uso das plataformas para nossos clientes e corretores. Temos sob monitoramento, tanto a parte de infraestrutura, quanto de sistemas, para prevenção de crises ou de impactos na Companhia”, disse Thiago Amorim Maia, coordenador de Governança de TI.
Cooperativismo
Além da Seguros Unimed, no final de julho, a Unimed Sorocaba colocou em operação o seu próprio Command Center. O setor foi criado para acompanhar de perto as rotinas operacionais de seus clientes. Dentro do Sistema Unimed, também há outros exemplos de cooperativas que implantaram centros de comando, como a Unimed Caruaru (PE) e a Unimed Salto/Itu (SP).


















