Tão importante quanto o seguro empresarial que garante a reestruturação do seu negócio em caso de imprevistos, os gestores de clínicas também devem se preocupar com o seguro responsabilidade civil. Esse tipo de produto cobre os custos de possíveis prejuízos que o consultório pode causar a outras pessoas.
Quando se trata de saúde, não é exagero pensar na possibilidade de um processo judicial movido por um paciente ou familiar, que pode ter um alto custo, trazer danos à imagem e reputação do médico, clínica e até causar a perda da licença profissional. Portanto, o seguro de responsabilidade civil é uma importante ferramenta de proteção financeira para todo profissional de saúde.
“No caso de clínicas médicas, a possibilidade de ser acionada judicialmente é ainda maior, pois o paciente e a Justiça enxergam tal instituição como responsável por tudo o que acontece em seu ambiente”, alerta Richard Freitas, sócio-diretor da Drs.protect.
Com tantas opções de cobertura, é importante ficar atento e avaliar as ofertas para escolher o seguro mais adequado. Segundo Freitas, a proteção básica é a que garante o pagamento de honorários advocatícios, custos judiciais e despesas com perícias para defesa em caso de reclamações nas esferas civil, administrativa ou criminal, além da consequente indenização a terceiros em casos de condenação judicial ou o pagamento de acordos judiciais.
A cobertura de uso e conservação do espaço garante o pagamento das despesas de uma pessoa que escorregou na clínica e quebrou o braço, por exemplo. No entanto, a maioria dos médicos se preocupam com o seguro responsabilidade civil profissional, segundo Bruno Kelly, professor de Habilitação de Corretores da Escola Nacional de Seguros.
“Esse seguro é importantíssimo porque a própria natureza da profissão pode, eventualmente, trazer danos muito graves, como a morte de um paciente por um erro médico. É importante contratar esse seguro, mas também saber diferenciar o que está contratando, porque existem vários tipos de seguro e se não ficar atento, é perigoso comprar um produto achando que está cobrindo determinada área e na verdade não está”, orienta Kelly.

O seguro responsabilidade civil avalia o nível de risco que o segurado está exposto, assim como outros tipos de seguros. “Por ser um produto específico, as seguradoras costumam solicitar detalhes sobre as atividades da clínica, especialidades, faturamento, unidades, localização e se já teve alguma reclamação judicial. Com base na análise desse formulário, a seguradora avalia o custo do seguro”, explica Freitas.
Como escolher um seguro?
O primeiro passo é conhecer os riscos que negócio está exposto e definir o nível de proteção desejado. Dessa forma, o gestor da clínica terá mais facilidade para buscar o produto adequado. Para auxiliar, é fundamental contar com a ajuda de um corretor de seguros capacitado e de confiança que poderá apresentar os melhores seguros e coberturas do mercado.
“As coberturas básicas de um seguro de responsabilidade civil são semelhantes. O que não pode faltar, na verdade, é uma boa análise das condições gerais e especiais do produto a ser contratado, ainda melhor se com a ajuda de um advogado”, conclui Freitas.
A Seguros Unimed possui algumas opções de seguros de responsabilidade civil profissional para garantir a proteção e a tranquilidade dos profissionais da sua clínica.


















