É muito comum que os profissionais da saúde acabem sobrecarregados com a carga horária de atendimento aos pacientes. O excesso de plantões e horas de trabalho semanais, além da responsabilidade e pressão ligados à profissão, fazem com que a rotina atrapalhe os poucos momentos de descanso.
Para que o cansaço e o trabalho não prejudiquem a rotina do profissional de saúde, é fundamental repensar o tempo dedicado à profissão e rever a agenda em vez de se acostumar com pouco tempo para descanso e sono. Antes de tudo, faça uma reflexão sobre o seu momento na carreira médica e observe os pontos que mais pesam no seu dia a dia.
“Muitos profissionais perdem a saúde muito cedo, não conseguem construir relações verdadeiras e não constroem relacionamentos sociais porque nunca têm tempo para isso. Portanto, é preciso observar alguns conceitos que farão toda a diferença no equilíbrio da sua vida pessoal e profissional. Para ser bem-sucedido na área médica ou de saúde, é preciso, antes de tudo, ser o melhor exemplo”, pontua especialista em RH Sonia Garcia.

Cuidado com a rotina desgastante da profissão
Muitos profissionais da saúde costumam atender em diferentes hospitais, clínicas ou consultórios, e isso demanda muito tempo e energia. Para que a rotina não se torne desgastante, é importante o médico saber o que priorizar, avaliar suas necessidades pessoais, profissionais e financeiras, e conhecer suas possibilidades de tempo, recursos e logística.
“Além disso, é preciso que a rotina permita que o profissional execute suas funções com profissionalismo e eficiência, sem prejudicar sua saúde e qualidade de vida, que inclui tempo livre para a família, lazer e estudos”, ressalta Roberto Debski, médico e diretor da Clínica Ser Integral de Santos.
Procure ter um dia a dia mais calmo
Algumas ações simples podem mudar o dia a dia de um profissional da saúde e fazer com que a rotina se torne mais leve, como ter intervalos para se alimentar e pausas para descanso. O cansaço físico e mental influenciará diretamente a sua dedicação, atenção e eficiência, pontos de extrema importância no atendimento médico.
Outra dica de Debski é trabalhar para que os atendimentos aos pacientes sejam realizados da melhor maneira possível. “O médico deve se manter sempre atualizado em sua área de atuação e, durante os atendimentos, deve manter o profissionalismo, ética, exercer uma escuta atenta e empática. Os principais problemas que ocorrem durante o atendimento decorrem da inadequada comunicação médico-paciente, muito mais do que por problemas técnicos.”

Não deixe que a rotina prejudique sua vida pessoal e a saúde
Uma rotina profissional muito intensa é capaz de influenciar e até prejudicar a vida pessoal, além de causar danos à saúde. Para conseguir balancear todas essas áreas, é importante abrir espaços para outros focos além do trabalho, como lazer, alimentação, sono, atividades esportivas e cuidados gerais com o corpo.
“Um conceito muito importante na rotina pessoal e profissional é saber administrar bem o tempo e ter consciência muito clara entre o que é importante e urgente. Na rotina médica, isso se torna ainda mais preponderante porque os profissionais administram a qualidade de vida dos seus pacientes. Para isso, precisam ter sua própria qualidade de vida preservada com bons resultados para que possam dar este suporte sem alto desgaste”, conclui Garcia.


















