A inovação e a segurança do paciente pegaram carona em uma van chamada “InoVANdo” e percorreram os prédios dos serviços assistenciais da Unimed Londrina em agosto. O veículo integrou as ações do “Desafio IA” (Inteligência Assistencial), que contabilizou 44 visitas, 20 horas de treinamento, 330 colaboradores impactados e 23 ideias registradas na plataforma do Programa de Inovação (PI).
Durante todo o mês, a van visitou os colaboradores do Pronto Atendimento, SOS, DOM – Atendimento Domiciliar, Centro de Cuidados Unimed – Nefrologia, Clínica de Vacinas, Unimed Saúde e Clínica de Oncologia e Medicamentos Especiais. A atividade tinha como objetivo estimular os profissionais a encontrarem soluções e ideias que pudessem melhorar ou garantir o cumprimento das seis metas de segurança do paciente.
A enfermeira do projeto do Hospital Unimed e integrante do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), Vitória Reis, destaca que a iniciativa registrou a adesão de 81% dos colaboradores assistenciais. “Foi muito bom ver a reação deles ao participarem de uma ação criativa e diferente da que estão acostumados. Criamos um ambiente que permitisse isso”, afirmou.
“Conseguimos atender algumas necessidades e dificuldades, como a distância das áreas assistenciais das ações presenciais e comunicações sobre o PI. Sempre falamos que a inovação depende da conexão, do compartilhamento, e o ‘Desafio IA’ permitiu um pouco isso”, disse a analista de Planejamento e Projetos Isabella Nishikawa, ao avaliar que a parceria entre o PI e o NSP foi um sucesso.