A Intercooperação é um dos pilares do cooperativismo e, uma das formas de a Seguros Unimed colocá-la em prática, é proporcionar a complementação dos negócios das Unimeds com produtos diferenciados. Somente nos últimos dois anos e meio, os comissionamentos recebidos pelas cooperativas parceiras ultrapassaram R$ 63,7 milhões — referente a janeiro de 2020 a abril de 2022 — por meio dessa colaboração.
“Nascemos para somar ao portfólio das Singulares com soluções em Odontologia; Seguro Saúde (de modo complementar aos planos); Vida; Previdência e nos Ramos Elementares [Seguro Residencial, Empresarial e de Responsabilidade Civil Profissional]. Juntos, levamos a Unimed além da saúde, assegurando proteção à vida e ao patrimônio”, disse Helton Freitas, presidente da Companhia.
O ganho é possível por meio desse modelo de pagamento. O acordo contempla a contratação de serviços e produtos da Seguradora pelas Unimeds, que também podem vendê-los em sua área de atuação. Resumindo: a cooperativa contrata um produto da Seguros Unimed para o próprio colaborador e/ou comercializa para o seu cliente e recebe uma comissão por cada venda.
“Essa sinergia traz muitos benefícios, porque fortalece a marca e oferece uma renda extra às Singulares, que podem aproveitar o recurso para investir e crescer. Além disso, serve como barreira de entrada da concorrência, por meio desses produtos, pois mostra aos clientes que eles têm o que precisam dentro da Unimed: de planos de saúde à previdência privada”, afirmou Rodrigo Aguiar, superintendente Comercial e Produtos Saúde e Odonto da Seguros Unimed.
Além de agregar sustentabilidade às Singulares, a possibilidade de rendimento é surpreendente. Em uma simulação, considerando vendas para 5,8 milhões de clientes Unimed dos cerca de 18 milhões atendidos atualmente — ou seja, os 30% que são Pessoa Física — chegaríamos a aproximadamente R$ 2 bilhões somente em um ano. O valor inclui produtos individuais Susep e planos odontológicos.
“De acordo com nossos dados, sem contar com pessoas jurídicas, poderíamos chegar a R$ 6,5 bilhões em ganhos no quinto ano de vendas apenas para essa pequena fatia. Estamos falando de oferecer produtos aqueles que já são nossos clientes”, ressaltou Freitas. A afirmação foi feita durante a segunda edição do Fórum Estratégico Unimed, realizado na semana passada, na Costa do Sauípe (BA).
Crescimento à vista
Simulações à parte, os números mais recentes impressionam. Enquanto o rendimento ultrapassou R$ 25,2 milhões em 2020, e R$ 28,1 milhões em 2021, somente nos quatro primeiros meses deste ano já chegou nos R$ 10,3 milhões — com a participação de uma média de 200 cooperativas por cada período. Entre os destaques no aumento de receita por meio de comissionamento estão a Unimed Vitória e a Unimed Campinas.
“Hoje, temos a maior carteira de produto odontológico (100 mil sorrisos) junto à Seguros Unimed, se comparada com as demais Singulares. Conseguimos ofertar um portfólio que reúne plano assistencial, odontológico e seguros. E, desta forma, ser uma solução completa em saúde, blindando nossa carteira de ataques da concorrência”, declarou Claudney Guimarães, superintendente Comercial e de Marketing da cooperativa capixaba.
“A Unimed Campinas possui uma parceria longínqua com a Seguros Unimed. Muitos negócios, principalmente com grandes empresas, foram possíveis com a adequada apropriação da solução de saúde, parte com nossa singular e parte com os produtos da Seguradora. Recentemente, fechamos o contrato ‘guarda-chuva’ por entendermos que essa será uma ferramenta importante na concretização de novos negócios e na fidelização de contas já clientes”, afirmou Silvia Valéria Cassanti Mosca, superintendente comercial da cooperativa.
Faça parte
Das 341 Unimeds de todo o Brasil, 201 já são parceiras da Seguros Unimed, com um portfólio completo de serviços e ganhos por comissionamento. Saiba como levar as soluções da Companhia para a sua Singular, entrando em contato com o Escritório Regional mais próximo da sua cooperativa.
“Temos produtos em vários segmentos, que podem compor a prateleira das Singulares. Inclusive, saúde premium, com características que atendem às necessidades dos executivos dos clientes das cooperativas. Assim, eles têm opção dentro do Sistema Unimed, ao invés de irem para outras seguradoras do mercado”, finalizou Helton Freitas.