A atuação da Unimed-BH, da Seguros Unimed e da Unimed Participações foi destaque no painel que debateu “experiência de sucesso em cooperativas de seguro-saúde”, na 28ª conferência internacional da Icmif. Realizada pela primeira vez no Brasil, o evento ocorreu entre 8 e 10 de novembro, em Belo Horizonte.
O presidente da Seguros Unimed, Helton Freitas, falou sobre a atuação da seguradora do Sistema Unimed. Ele apresentou todo o ecossistema da maior cooperativa médica do mundo e também destacou as ações da Faculdade Unimed, que já conta com mais de 170 mil alunos capacitados.
Também frisou os valores que mantém a Seguradora, como: integridade, respeito, solidariedade e espírito cooperativista. “Quero destacar que sempre olhamos para o clima da nossa empresa. Isso é comprovado por termos sido eleita, neste ano, como a empresa mais incrível para se trabalhar, na categoria grande porte”.
Ele também apresentou o cenário da saúde suplementar e elencou seis eixos, considerados desafios para a sustentabilidade do setor. São eles:
– mudança legislativa
– ampliação do rol de cobertura
– terapias seriadas, sem limitação
– judicialização
– formação de grandes redes hospitalares
– novas tecnologias de altíssimo custo
Case Unimed-BH
A apresentação da atuação da Unimed-BH ficou por conta do presidente da Singular, Frederico Peret. Ele trouxe dados que comprovam a grandeza da cooperativa, como mais de 5 mil médicos cooperados, 34 municípios como área de atuação e 54% da participação do mercado.
Peret também frisou a relevância de a Unimed contar com serviços próprios. “É claro que temos oportunidades mais palpáveis por contarmos com uma rede própria. Com isso, temos oportunidades de crescimento e diversificação dos negócios”.
Ele também pontuou quatro eixos que norteiam o trabalho da Singular: acesso, integralidade, longitudinalidade e coordenação de cuidado e as possibilidades de ganhos por conta dos serviços próprios: poder de compra, influência do mercado e governança.
Holding do Sistema Unimed
O presidente da Unimed Participações, Adelson Severino Chagas, falou sobre a experiência da holding do Sistema Unimed, que mudou recentemente seu posicionamento para atuar como hub de negócios e impulsionar o crescimento sustentável das Singulares. Ele apresentou três projetos, que foram implantados, como a Unimed Pay (fintech financeira), ADM Developer e a UniBlue (empresa de locação de equipamentos).
Modelo internacional
Carlos Zarco, que é diretor do Hospital Universitário de Moncloa e membro da Asisa, trouxe a experiência da cooperativa na Espanha. Um dos pontos de atenção é a grande rede de serviços, distribuídas em empresas setorizadas. “Nós contamos com uma seguradora, mas também temos empresa de grupos hospitalares, dental, vida, centro oftalmológico…”. Ele também apontou a participação da cooperativa em outros lugares do mundo, como no Brasil.