Assine nossa Newsletter
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Cooperativismo
  • Antifraude
  • Inovação
  • Saúde
  • Nossos especialistas
  • Reconhecimento
  • Produtos
  • + Conteúdos
    • Espaço do Médico
    • E-books
    • Notícias
    • Gestão e Finanças
    • Inova + Saúde
    • Covid-19
    • Colunistas
    • Eventos
    • Relatório de Sustentabilidade
  • Cooperativismo
  • Antifraude
  • Inovação
  • Saúde
  • Nossos especialistas
  • Reconhecimento
  • Produtos
  • + Conteúdos
    • Espaço do Médico
    • E-books
    • Notícias
    • Gestão e Finanças
    • Inova + Saúde
    • Covid-19
    • Colunistas
    • Eventos
    • Relatório de Sustentabilidade
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Seguros Unimed
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Espaço do Médico

Sensibilidade: como lidar com pacientes com quadros graves

Equipe Conexão por Equipe Conexão
10 de maio de 2017
0
Sensibilidade: como lidar com pacientes com quadros graves
Share on FacebookShare on Twitter

Independente da especialidade, lidar com situações delicadas faz parte da rotina do médico. Neste contexto, ter sensibilidade é fundamental, principalmente quando se está cuidando de um paciente em quadro grave.

“Cada paciente tem suas particularidades. Algumas vezes, ele está muito fragilizado e é natural que hesite em detalhar seu quadro clínico a um estranho. Cabe ao médico identificar essa situação e conquistar sua confiança”, diz Carlos Alberto Malheiros, diretor do Curso de Graduação em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).

Um bom começo é exercitar a empatia e compaixão, procurando se colocar no lugar do outro. “Se o profissional de saúde não tem essa sensibilidade, dificilmente fará isso. Aqui é onde a comunicação falha e repercute de forma negativa tanto para o paciente quanto para a família”, afirma Fábio Roberto Oliveira, docente do curso de medicina da Faculdade Santa Marcelina (FASM).

 

Pequenos gestos que fazem diferença

Não é preciso de muito para acolher o paciente em quadro grave de maneira sensível e gentil. A primeira atitude é simples: olhar nos olhos. Para tanto, vale se colocar no nível de seus olhos. Se o paciente está deitado, por exemplo, evite conversar com ele em pé, pois isso distancia o profissional, deixando o acamado inseguro. “Puxe uma cadeira e sente-se junto à cama ou maca. Essa é uma mensagem não verbal poderosa que fará com que o enfermo sinta que o médico está ao seu lado”, ensina Oliveira, que também é Master Trainer em Programação Neurolinguística.

Muitas vezes, o toque também é de grande valia para confortar. Por uma questão cultural, a prática é válida no Brasil desde que o paciente dê abertura para tal. “Às vezes, quando ele está abalado, não é preciso dizer nada. Basta colocar a mão no ombro dele para transmitir uma mensagem indireta de que você está ao lado dele para ajudar”, pontua Oliveira. Já o abraço deve ser dado apenas se a iniciativa vier do paciente.

Caso o enfermo esteja acamado, segurar em sua mão também é uma maneira fazê-lo se sentir seguro e amparado. “Sempre que possível, receba o paciente com um sorriso e, o mais importante, ouça-o”, enfatiza Malheiros.

O tempo dedicado à consulta também é de suma importância para demonstrar sensibilidade e compaixão. Quando ela é feita às pressas, dará a impressão de que o profissional não está, de fato, ligando para o bem-estar do paciente. Em situações excepcionais, é preciso explicar o motivo da pressa. “Por exemplo, se durante a consulta o médico toma ciência de uma urgência para atender no hospital, ele deve explicar ao paciente que deverá ser mais breve, mas no retorno poderá aprofundar e detalhar a anamnese”, situa Malheiros.

Em suma, é preciso sempre se colocar no lugar do paciente e fazer um amplo exercício de observação, atentando-se às suas necessidades e como você pode deixá-lo mais confortável. Este exercício se aprimora conforme se adquire maturidade e experiência. “Algumas pessoas têm essa percepção inerente, mas também é indicado aprender técnicas de comunicação para tornar o processo mais sensível e humano”, conclui Oliveira.

Tags: atendimentoAtendimento HumanizadoAtendimento MédicoCuidado HumanizadoEspaço MédicoGestão de SaúdeHumanização na SaúdePaciente em Quadro GraveSaúde
Equipe Conexão

Equipe Conexão

A equipe do Conexão é formada pelos colaboradores do Marketing da Seguros Unimed em cooperação junto com a área de Comunicação e os parceiros Finanças Femininas e GPES(Centro de Especialidades em Comunicação e Marketing em Saúde).

Veja também esses posts

Dia Mundial da Segurança do Paciente

Dia Mundial da Segurança do Paciente

15 de setembro de 2023
1.5k
Identificação da osteoporose em exames de imagem em odontologia

Identificação da osteoporose em exames de imagem em odontologia

10 de agosto de 2023
1.8k
O que é segurança do paciente?

O que é segurança do paciente?

30 de junho de 2023
1.6k
Mais uma dose? Sim, por favor!

Que tipo de líder você é?

5 de janeiro de 2023
1.6k
Avançar post
Lichia e encefalopatia em crianças

Lichia e encefalopatia em crianças

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Seguros Unimed reúne prestadores em encontro de reconhecimento e alinhamento assistencial em São Paulo

Inova+Saúde: Unimed Paraná aperfeiçoa programa de telemedicina e amplia acesso à saúde em regiões remotas

por Time Conexão
24 de novembro de 2025
0
1.6k

Levar atendimento aos lugares mais remotos, garantindo acesso à saúde sem abrir mão da qualidade para os clientes. Esse é...

Viva Vida: Unimeds sorteadas são recebidas em jantar de entrega dos carros

Viva Vida: Unimeds sorteadas são recebidas em jantar de entrega dos carros

por Time Conexão
8 de dezembro de 2025
0
1.6k

A Promoção Viva Vida deste ano teve um “sabor” diferenciado. Pela primeira vez, as Unimeds ganhadoras foram convidadas para um...

American Heart Association publica novo protocolo de ressuscitação

American Heart Association publica novo protocolo de ressuscitação

por Time Conexão
5 de janeiro de 2021
0
84.6k

Cerca de 350 mil norte-americanos apresentaram parada cardíaca respiratória (PCR) não traumática extra-hospitalar (PCREH) e foram atendidos pelos serviços médicos...

Unimed Odonto amplia portfólio com lançamento de solução exclusiva

Unimed Odonto amplia portfólio com lançamento de solução exclusiva

por Time Conexão
8 de dezembro de 2025
0
1.6k

Dona do título de operadora com melhor NPS do Brasil pela quarta vez consecutiva, a Unimed Odonto acaba de lançar...


Ajuda

  • Perguntas Frequentes
  • informações Regulatórias

Mais informações

  • Política de Privacidade
  • Política de Qualidade

Aplicativos

  • Super App
  • Playlist Gravidez

Canais de Atendimento

  • Ouvidoria: 0800 001 2565
  • SAC: 0800 016 6633 opção 6
  • Formulário Fale Conosco
  • Formulário de Ouvidoria

Unimed Seguradora S.A. 92.863.505/0001-06 Copyright @ 2001-2021

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
  • + Contéudos
    • Cooperativismo
    • Saúde
    • Inovação e Tecnologia
    • Espaço do Médico
    • Covid-19
    • Gestão e Finanças
    • Inova + Saúde
    • Colunistas
    • Eventos
    • E-books
    • Relatório de Sustentabilidade

© 2018 Seguros unimed