
O Congresso Nacional de Gestão de Saúde, realizado na última semana, no Expo Center Norte, foi marcado por discussões fundamentais para o futuro do Sistema Unimed. Ainda na abertura, Agenor Silva Filho, diretor de Operações da Seguros Unimed, pontuou os principais desafios da saúde suplementar, como aumento excessivo dos custos, questões regulatórias, judicialização, fraudes, e incorporação de novos medicamentos e tecnologias.
“Sabemos dos desafios relevantes que a saúde suplementar enfrenta. Por isso, temos trabalhado de modo a contribuir com as cooperativas e torná-las cada vez mais sustentáveis, entregando confiança, segurança e uma jornada de cuidado satisfatória e fluída. A nossa parceria pode ser, inclusive, uma fonte de crescimento”, afirmou, ressaltando que as Unimeds podem receber comissão ao complementar seu portfólio de produtos.

Desafios e mudanças
Como parte da programação do evento, a Seguradora também foi representada por Luiz Fernando Rolim, diretor de Provimento, com a palestra “Análise de Carteira e Soluções em Saúde”; e Wilson Leal, diretor executivo de Mercado, Tecnologia e Inovação, que participou do painel “Tendências Novas Organizações de TI”, no qual apresentou as iniciativas promovidas pela Companhia.
O primeiro abordou as mudanças e os novos desafios no controle do custo assistencial; os gastos crescentes, que comprometem os resultados financeiros das operadoras; e as mudanças no perfil de utilização dos planos de saúde. “Temos que cuidar da nossa carteira por completo, avaliando e cuidando dos saudáveis para não se tornarem os doentes de amanhã”, reforçou Rolim.
Já no debate sobre tecnologia, Leal destacou a necessidade de uma transformação cultural entre os profissionais do setor e de entender a demanda do cliente. “O pessoal da T.I precisa saber de negócios, entender a área solicitante para achar soluções ideais. A tecnologia tem mania de achar o que o cliente quer, mas muitas vezes estamos errados. Precisamos escutar”, enfatizou.

Gestão e entrega
A Faculdade Unimed marcou presença com a palestra de Fábio Gastal, diretor acadêmico da instituição de ensino superior e superintendente de Novos Negócios da Seguros Unimed. O assunto em pauta foi Saúde Preditiva, que requer ferramentas para ter um funcionamento integral. Um dos já disponíveis ao Sistema Unimed é o Super App — desenvolvido pela Seguradora e disponibilizado para todas as cooperativas.
“Já temos as ferramentas necessárias para escolher o sucesso no futuro. O Sistema Unimed está indo para a direção certa, mas precisamos integrar as informações. Não podemos ter diversas ERPs [software de gestão] rodando. A implantação do Super App vem para integrar esses dados. Precisamos praticar o cooperativismo de fato, não se prender em disputas autorais”, enfatizou.















