O que as cooperativas podem fazer para promover os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), das Nações Unidas? Para responder a essa questão, a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) lançou a plataforma Co-Ops for 2030 (www.coopsfor2030.coop).
No site, é possível identificar os quatro ODSs relacionados à atuação das cooperativas ao redor do mundo, de acordo com estudo da ACI. São eles: erradicar a pobreza (por meio da renda aos cooperados), melhorar o acesso a produtos e serviços básicos (como alimentos, saúde, energia e transporte), proteger o meio ambiente e construir um sistema alimentar mais sustentável.
O diretor de Política da ACI, Rodrigo Gouveia, explica que o intuito da plataforma é trazer os ODSs para a realidade do cooperativismo, simplificando seu entendimento e estimulando a participação. “Se você for ver o documento da ONU, são 17 objetivos, 169 metas e 230 indicadores estatísticos. Você pode achar que é um grande labirinto. Então, na sua cooperativa, vão se perguntar: o que a gente pode fazer?”
Além de identificar como podem agir em prol do desenvolvimento sustentável, as cooperativas encontram no site espaço para cadastrar suas ações e metas nessa direção até 2030. A plataforma “traduz” o que será feito na linguagem do documento das Nações Unidas. As informações são então compiladas e apresentadas pelo representante de cada país a cada mês de julho, durante encontro anual na sede da ONU, em Nova York.
Hoje a plataforma conta com 161 compromissos de 80 cooperativas em 31 países. Até o início de março, não havia iniciativas brasileiras registradas. Gouveia acredita que isso se deve, em parte, à barreira da língua, já que atualmente é preciso cadastrar as ações em inglês. Segundo o diretor, o site será traduzido para o português pela ACI em parceria com a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB).
Dia C de Cooperar
Apesar da ainda não haver projetos brasileiros cadastrados no site mantido pela ACI, as cooperativas do país têm um papel ativo na promoção do desenvolvimento sustentável. De acordo com Geâne Nazaré Ferreira, gestora de desenvolvimento econômico do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), em 2016, mais de 1 milhão de pessoas foram beneficiadas por ações de cooperativas para promover os ODSs.
Os dados são referentes apenas aos projetos cadastrados na plataforma Dia C de Cooperar (diac.somoscooperativismo.coop.br). “Nós temos 19% das cooperativas brasileiras participando e registrando ações que contribuem para os ODSs, sendo que 40% dessas ações são projetos continuados”, afirma.
Criado em 2009, o Dia C hoje é comemorado nacionalmente no primeiro sábado de julho, acompanhando as celebrações internacionais do Dia do Cooperativismo. Cooperativas de todo o país podem participar e inscrever suas ações no site. O tema proposto para as atividades em 2017 é “Atitudes simples movem o mundo”.
“O Dia C vem como resposta e estímulo aos nossos princípios, e mais especificamente aos princípios de educação, formação, informação, intercooperação e interesse pela comunidade, que já é intrínseco ao nosso movimento”, destaca Ferreira.
Os projetos Dia C e Co-ops for 2030 foram apresentados em São Paulo durante o seminário internacional “O Cooperativismo e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Combinando Impacto Econômico e Social por um Futuro Melhor”. O evento foi promovido em parceria entre o Sistema Unimed, a OCB e a Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), com o apoio da ACI.
Leia também:
Entrevista com Monique Leroux, presidente da Aliança Cooperativa Internacional
Entrevista exclusiva com o ex-ministro Roberto Rodrigues