Para um profissional liberal, administrar as despesas pode se tornar a parte mais difícil do trabalho. Isso porque é fundamental manter uma boa organização das contas e fazer um planejamento financeiro bem estruturado, para que as despesas não te prejudiquem no momento de exercer a sua profissão.
“Para se organizar melhor, utilize planilhas e sistemas de softwares financeiros. Assim, você terá um controle geral de todas as contas da empresa, o que auxilia na informação do fluxo de caixa. Com isso fluindo bem, o profissional terá o total controle da situação monetária e poderá planejar, de forma mais eficaz, o crescimento do seu negócio”, comenta o contador da Polus Contábil, Sergio Figueira.
Como administrar a parte financeira na prática
Se você possui uma clínica ou consultório certamente já precisou administrar entradas e saídas de dinheiro, gastos fixos e variáveis, materiais de consumo, salário de funcionários, entre outros itens. Para conseguir conciliar isso com as funções da sua profissão, é preciso fazer projeções de orçamentos e se planejar com antecedência.
“Além disso, coloque uma margem de 10% a 15% para aplicações financeiras das sobras de caixa. De preferência, faça isso mensalmente, para que as finanças possam ter uma gordura anual bem razoável e possam suprir qualquer necessidade da empresa”, ressalta Figueira.
Entretanto, a depender do tamanho da sua clínica, pode ficar inviável tomar conta de tudo. Para isso, você precisará que um profissional da área de administração te auxilie nessa parte. “Muitas empresas naufragam por ignorar e não dar a real atenção que as finanças necessitam. Uma empresa saudável financeiramente na certa dará lucro aos seus donos e, acima de tudo, conseguirá se manter de pé e produtiva”, pontua o planejador e analista financeiro, Bruno Soares.
Separe o seu dinheiro e o da empresa
É comum que, ao administrar o próprio negócio, o profissional acabe misturando o dinheiro pessoal com o da empresa, e vice-versa. Porém, essa é uma prática extremamente nociva para as contas, afinal, você nunca saberá com precisão para onde foi o seu dinheiro.
“O aconselhável é que as suas despesas pessoais sejam pagas com seu próprio recurso e de contas distintas da empresa. A maneira mais correta de fazer isso é, na hora de definir o valor do pró-labore, considerar uma quantia que possa cobrir suas despesas mensais”, explica Soares.
Invista em melhorias para o seu futuro
Para o profissional liberal, conquistar um espaço para exercer a sua profissão é um marco importante na carreira e um investimento para o futuro. Entretanto, manter um consultório ou clínica requer muita organização e um planejamento financeiro bem estruturado, com projeções de melhorias para os anos seguintes.
“Após apurar os lucros, faça investimentos com o valor sobressalente. Com essa parte, é possível aumentar o patrimônio ou realizar aplicações financeiras para expandir a marca. Tem a possibilidade ainda de aumentar o capital de giro. Já com seus próprios recursos, aumente o seu capital particular, invista em uma viagem ou em qualquer outro objetivo que pode ser de curto, médio e longo prazo”, conclui Soares.