Preconceito no atendimento

Tempo de leitura: 2 minutos(Atualizado em: 26 de novembro de 2018)

A instituição não é uma exceção. Estudos mostram a influência do gênero e de fatores como raça e etnia no tratamento oferecido aos pacientes. Os estereótipos influenciam o julgamento do médico e demais profissionais de saúde, consciente ou inconscientemente, ainda que haja conhecimento das melhores práticas e dos protocolos clínicos.

Para reduzir os casos evitáveis de TEV, o Hospital John Hopkins não adotou campanhas educativas ou outras ações voltadas para o combate ao preconceito. A medida foi introduzir um checklist digital obrigatório para todos os pacientes admitidos na instituição. Na tela, o médico passou a responder a questões sobre o paciente, indicando fatores de risco para coagulação e hemorragias.

As informações passaram então a ser analisadas por uma ferramenta de suporte à decisão baseada em evidências, que recomenda o tratamento adequado a partir dos riscos apresentados. Com a adoção da tecnologia, a influência do pré-julgamento do profissional no processo de decisão foi limitada, permitindo uma maior adesão aos protocolos definidos a partir de critérios clínicos e objetivos.

A medida fez com que a taxa de prescrição de profilaxia entre pacientes com risco saísse de 65,6% para 90,1%, o que levou a zero o número de TEVs evitáveis no hospital. O checklist começou a ser utilizado em 2008. O assunto foi tema de artigo no jornal The New York Times.

 

Leia também:

“Efeito Angelina Jolie” aumenta testes genéticos, mas não número de cirurgias, indica estudo

Você sabe o que é Choosing Wisely?

Equipe Conexão

Equipe Conexão

A equipe do Conexão é formada pelos colaboradores do Marketing da Seguros Unimed em cooperação junto com a área de Comunicação e os parceiros Finanças Femininas e GPES(Centro de Especialidades em Comunicação e Marketing em Saúde).

Veja também esses posts

Avançar post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Não saia, antes de assinar nossa Newsletter!
Inscreva-se

Só mais um minutinho

Selecione seus temas preferidos:






 

Receba as novidades diretamente em seu e-mail