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Home Gestão e Finanças

Como criticar sem desmotivar

Equipe Conexão por Equipe Conexão
10 de abril de 2017
0
Como criticar sem desmotivar
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Manter uma boa comunicação com funcionários e companheiros de equipe não é uma tarefa simples, ainda mais quando o objetivo é dar algum feedback do trabalho. Mais do que apontar erros, esse momento precisa incentivar mudanças de comportamento e fortalecer os pontos positivos. Quem faz essa observação é a psicóloga Sandra Betti, especialista em Recursos Humanos pela Universidade de Harvard e sócia da consultoria MBA Empresarial.

“Um bom feedback faz com que a pessoa tenha um maior autoconhecimento. Ela enxerga pontos de vista dos outros e, com isso, tem uma visão mais verdadeira, sistêmica e completa tanto das suas forças quanto de seus ‘calcanhares de Aquiles’. Isso otimiza a performance e o próprio talento de quem ouve”, explica Betti.

De acordo com a especialista, para ser efetivo, o feedback precisa ter duas características fundamentais. “Eu brinco que tem que ser como rapadura: duro e doce. Precisa ser exigente com relação à verdade, à necessidade de dar aquele feedback. Ao mesmo tempo, ser hábil, construtivo e gentil para não magoar nem expor a pessoa e para que ela use aquela informação de uma forma positiva.

Segundo Betti, é essencial mostrar ao outro que você se importa com ele. “A pessoa precisa sentir que você está falando aquilo para ajudá-la, que seu objetivo é contribuir para o crescimento e o aprendizado dela. Por isso, quanto mais crítico e analítico você for, melhor. Se for gentil e a informação for verdadeira, inteligente e fizer sentido, melhor será o resultado”, aponta.

Veja abaixo os principais pontos de atenção na hora de dar feedbacks, de acordo com a especialista:

Leia também:

Como criar um bom ambiente de trabalho
Comunicação com o paciente
Estafa profissional

Tags: comunicação interpessoalEquipeFeedbackFuncionáriosGestão de Consultório
Equipe Conexão

Equipe Conexão

A equipe do Conexão é formada pelos colaboradores do Marketing da Seguros Unimed em cooperação junto com a área de Comunicação e os parceiros Finanças Femininas e GPES(Centro de Especialidades em Comunicação e Marketing em Saúde).

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