Ter equilíbrio financeiro na família requer um bom planejamento das receitas e das despesas da casa. Manter um diálogo aberto sobre as contas e quanto de dinheiro há disponível para o sustento ajudará a promover a educação financeira entre os familiares. E, em caso da falta dos provedores, a situação se tornará mais controlada do ponto de vista financeiro.
“Elaborar um planejamento financeiro realista e com um bom detalhamento é o primeiro passo para garantir a estrutura financeira familiar. Classifique suas despesas e separe as que não podem ficar sem pagamento das que podem ser reduzidas, postergadas ou mesmo eliminadas”, comenta o economista e consultor do Sebrae, Sergio Dias.
Educação financeira da família faz diferença no planejamento do orçamento
Geralmente, um ou dois membros da família sabem exatamente o quanto de receita entra no orçamento e o valor das despesas. Porém, manter um diálogo aberto sobre dinheiro entre os familiares ajudará a promover uma educação financeira sólida, fator fundamental para o profissional de saúde que deseja ter um bom planejamento orçamentário.
“O planejamento financeiro familiar é de suma importância em qualquer situação, mais ainda quando ocorre a falta do provedor. Por servir como guia para a educação financeira da família, ele deve ser elaborado e seguido pelo conjunto de membros do núcleo familiar. É importante essa parceria para que todos estejam comprometidos com a obediência ao planejado”, pontua Dias.
Prepare-se para momentos de dificuldade
Com as contas devidamente explicadas para os membros da família, é o momento de pensar em deixar algum fundo financeiro em caso de acidente ou morte. “Além do diálogo, que deve ser feito com frequência, fazer seguro de vida é imprescindível. Quando ocorre a morte de alguém da família e se tem um suporte de seguro, a situação fica menos árdua. Essa é uma posição estratégica, mas muitas famílias não se atentam a isso”, assinala o professor de Economia da IBE Conveniada FGV, Múcio Zacharias.
Para resguardar você e sua família, a Seguros Unimed disponibiliza o Seguro de Acidentes Pessoais Premiável. Com ele, você tem cobertura em caso de invalidez por acidente e proteção total em caso de morte acidental do titular, além de pagamento de diárias devido ao afastamento das atividades profissionais por conta de acidente pessoal e garantia funeral. Também ocorrem sorteios mensais no valor de R$ 10 mil para os assegurados.
Mantenha as rédeas das finanças
A falta do provedor pode desestruturar a família em várias áreas, principalmente a financeira. Se foi você quem ficou responsável pelo orçamento da casa, atente-se à entrada de receitas e nos gastos que, por ventura, prejudiquem o dinheiro disponível.
“Caso não haja outro provedor de receita na família além de você, é importante que os demais membros sejam conscientizados para que seus gastos não comprometam o orçamento familiar. Outra medida é incentivá-los a também a buscarem fontes de renda e contribuírem para o orçamento da família”, ressalta Dias.
“Nessa situação, os estudos precisam prevalecer. Investir nos filhos pequenos e na companheira ou companheiro trará frutos futuros”, conclui Zacharias.