A jornada para se adaptar a um novo emprego exige cuidado de qualquer profissional – e o processo pode ser ainda mais minucioso no caso daqueles que atuam na área da saúde, cujos procedimentos, processos e integração da equipe fazem toda a diferença ao lidar com pacientes.
“O tempo de experiência em contratos regulares de trabalho é de 90 dias. No entanto, dependendo da ocupação e atribuições de um profissional, este tempo pode ser mais longo”, afirma a especialista em RH, Sonia Garcia.
Apesar deste período, os novatos devem ser ligeiros para se integrar à nova equipe e atuar com eficiência – afinal, o bem-estar dos pacientes e fluidez do atendimento dependem disso. Para ajudar na integração, duas especialistas em RH dão dicas práticas. Veja a seguir.
Entenda seu lugar na clínica e na equipe
Assim que for contratado, procure o máximo de informações possíveis sobre o novo local de trabalho – desde sua fundação e posicionamento em relação aos concorrentes até sua missão, valores, regulamento interno e código de conduta.
Nos primeiros dias, entenda a situação de dentro. “Quem é seu gestor imediato? Quantos níveis existem entre você e a posição máxima da empresa? Quem são as pessoas que estão no mesmo nível que você e quem está abaixo no organograma? Conheça bem sua descrição de cargo e rotinas de atribuições”, ensina Sonia.
Observe
Os primeiros dias podem ser ligeiramente desconfortáveis, afinal, salvo poucas exceções, é provável que você não conheça ninguém, tampouco esteja habituado à cultura do local. “Então, esse é um momento que você precisa ouvir mais e analisar mais o que irá falar”, diz a coach de carreira e professora de gestão de pessoas da IBE Conveniada FGV, Ligia Molina.
“Antes usar os instrumentos e equipamentos médicos, analise se eles realmente são seus, se você pode pegá-los, de qual forma a equipe trabalha com eles. Pergunte também sobre a divisão de tarefas, continua”.
Haja de maneira agradável
Por mais conteúdo que você possa oferecer, chegue ao ambiente com humildade e demonstre interesse verdadeiro pelas pessoas. Converse amigavelmente com todos da equipe e tente observar as características de cada um. “Sempre demonstre espírito colaborativo e proatividade para acrescentar seu diferencial junto às demais pessoas”, recomenda Sonia.
Evite comparações e palpites
Desobedecer essa dica é um passaporte para situações constrangedoras com seus novos colegas. Cada clínica, hospital ou consultório tem seus próprios processos – e mesmo dentro dessas instituições eles podem variar de equipe para equipe. Antes de disparar comparações com os processos de seus antigos empregos – e afirmar que eles são melhores –, siga os passos anteriores rigorosamente.
“Toda experiência e novas maneiras de trabalhar são muito bem-vindas, mas, primeiro, procure entender como a empresa trabalha. Depois de você se sentir seguro e fazer amizades, poderá opinar”, alerta Molina.
Encontre um mentor
Seja seu chefe ou um colega mais experiente – ou os dois –, essa pessoa lhe acompanhará nos primeiros dias, ajudando a entrar no contexto da equipe do jeito mais rápido possível. Aproveite para tirar todas suas dúvidas, sem medo, pois essa pessoa será de suma importância.
Caso seja seu líder, ele será responsável por identificar seus talentos e encontrar uma forma de integrá-los com as características dos demais membros da equipe, fazendo com que essa transição seja harmônica para todos.
“A mentoria é importante na transmissão dos princípios e valores que devem ser preservados e desenvolvidos, bem como na transferência do conhecimento e procedimentos que devem ser perpetuados pelos novos colaboradores”, finaliza Sonia.