O Hospital Dr. Miguel Soeiro completou 27 anos de operação, no último dia 30. Construído em uma área de 91 mil m², ele está passando por obras de ampliação e de modernização, iniciadas no primeiro semestre de 2022, de forma simultânea em diferentes áreas. De acordo com Gustavo Ribeiro Neves, presidente da Unimed Sorocaba, a iniciativa faz parte de um projeto macro de reposicionamento da Cooperativa.
“Estamos investindo para ampliar e modernizar nossas unidades de negócios a fim de oferecer mais tecnologia e conforto não apenas para nossos clientes, como para os médicos cooperados, que passam a contar com tecnologia de última geração e ambientes mais adequados para a realização de procedimentos cirúrgicos”, declarou, ao ressaltar quais espaços estão sendo revitalizados.
Ampliação
Na Internação, dois pavimentos serão ampliados, aumentando o número de leitos de 222 para 286. Já a área de exames de Ressonância e Tomografia será ampliada em 216,45 m². O Day Clinic, onde são realizadas cirurgias de curta permanência, passará de três para cinco salas cirúrgicas e ganhará um local para pequenos procedimentos. Além disso, a sala de recuperação dobrará os leitos para 18.
O Centro Cirúrgico e Centro Obstétrico receberá quatro salas cirúrgicas e mais uma sala de parto cirúrgico. As obras incluem, ainda, a construção de uma sala preparada para cirurgia robótica; e o aumento de 11 leitos na área de recuperação pós-anestésica, passando de 18 para 29 leitos. Com a expansão, Centro Cirúrgico e Centro Obstétrico passam a contar com uma área extra de 887,62 m².
Certificações
Em 2019, o Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro conquistou o HIMSS-7, certificação máxima da Health Information and Management Systems Society (HIMSS) Analytics, uma das mais importantes na área de qualidade e segurança do paciente, tornando o hospital pioneiro no interior do estado de São Paulo e no Sistema Unimed.
Também recebeu o selo de reacreditação JCI (Joint Commission International), no final do ano passado. Ela ratifica o compromisso da instituição com os mais altos padrões internacionais de segurança e qualidade nos cuidados ao paciente, além da busca contínua pela excelência no atendimento.
“Esse é um trabalho grandioso, que só acontece quando há uma perfeita sincronia entre as equipes. Quando focamos na segurança e jornada do paciente, acertamos também na nossa jornada como profissionais da saúde e seres humanos”, afirmou Priscila Garber, diretora Técnica da unidade hospitalar.
Tecnologia
Entre as inovações, está o sistema de monitoramento de bebês prematuros, no conceito de UTI Neonatal Neurológica, entre outras implementações recentes, como: Conox, dispositivo de monitorização da sedação e analgesia; Monitorização da Complacência Intracraniana (Brain4Care), que permite acompanhar a pressão intracraniana de forma não invasiva; e o projeto Laura, que permite identificar antecipadamente os pacientes em piora clínica.