Além de ser uma das patrocinadoras e contar com um estande, a InvestCoop também participou do 30º Seminário Nacional Jurídico, Contábil, Atuarial, Financeiro e Regulatório. Fábio Gomes, diretor de Gestão e Distribuição, e Fabiano Rodrigues, gerente comercial da Asset, falaram sobre o tema ‘Fundos Imobiliários – Oportunidades de Verticalização’.
A apresentação começou com Fabiano Rodrigues falando um pouco sobre a InvestCoop e seu propósito. “A InvestCoop nasceu para ser a grande asset do Sistema Unimed que visa a profissionalizar a gestão dos ativos financeiros da Seguradora e, por extensão, das entidades nacionais do próprio Sistema Unimed”.
Além de abordar a origem e o papel da companhia, o gerente comercial também compartilhou os Novos Fundos InvestCoop que estão à disposição das cooperativas: o FI RF Liquidez, que pode ser utilizado como opção de investimentos de liquidez da cooperativa; e o FI RF IPCA, destinado às reservas livres ou técnicas com estratégia de investimentos em títulos atrelados à inflação.
Na sequência, Fábio Gomes falou sobre o grande potencial do Sistema Unimed para a criação de fundos de investimentos imobiliários e os benefícios que esse produto pode trazer para as cooperativas, cooperados, investidores e consequentemente seus beneficiários.
“O fundo imobiliário contribui para acelerar a verticalização do Sistema Unimed que, com cerca de 130 hospitais próprios, possui um potencial gigantesco de investimento imobiliário. Esses hospitais já foram construídos e estão funcionando. A partir do momento que uma Unimed toma a decisão de alugar esse hospital, ela tem uma série de benefícios fiscais e de indicadores financeiros que fazem com que ela tenha um ganho em eficiência”, explica o diretor.
“É um modelo democrático porque, por meio desse produto, a InvestCoop também oferece aos médicos cooperados e ao investidor pessoa física, de fora do sistema, a possibilidade para participar de um nicho de atuação que hoje no Brasil é muito escasso”, finaliza Fábio.
Em maio, a InvestCoop finalizou a captação de R$ 112 milhões para a construção do hospital Unimed Campina Grande (PB) e entrou na Bolsa de Valores de São Paulo com o lançamento do fundo imobiliário, um marco histórico para a companhia e todo o Sistema Unimed.