Exaustão emocional, baixa realização pessoal, despersonalização. Essas três dimensões compõem a chamada Síndrome de Estafa Profissional, conhecida como burnout. Estima-se que a condição afeta globalmente um em cada dois médicos, sendo que um décimo desenvolve a forma severa da doença.
Em pesquisa realizada nos Estados Unidos, quase a metade dos médicos participantes reportaram ao menos um sintoma. No Brasil, em um questionário respondido por 139 cancerologistas, 55,8% apresentaram nível moderado ou grave de exaustão emocional e 96,1%, de despersonalização.
Os motivos para a alta incidência são diversos, como a pressão emocional inerente ao trabalho e a falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional. O resultado é um estado contínuo de estresse, baixa autoestima, descomprometimento e hostilidade com pacientes e colegas de trabalho.
Esteja atento aos sinais, e veja formas de evitar o burnout.
Cuide-se: Na correria do dia a dia, é comum que o profissional de saúde se esqueça de cuidar de si mesmo. Evite esse comportamento, que pode levar à estafa física e mental. Não abra mão de uma rotina de exercícios, uma boa dieta e períodos adequados de sono.
Recarregue as baterias: Valorize o tempo fora do trabalho. Permita-se, com alguma frequência, ter momentos efetivos de relaxamento e desligamento. Boas férias podem ser uma válvula de escape e o melhor remédio para renovar as energias.
Seja resiliente: Bastante discutida hoje, a resiliência é a habilidade de lidar com o estresse e as adversidades. Para ser resiliente, não adianta se afastar dos problemas. O ideal é buscar um envolvimento construtivo e saudável com os desafios enfrentados, mesmo os mais difíceis. Não se martirize.
Cultive laços sociais: Momentos de estresse não deixarão de acontecer, mas enfrentá-los sozinho é sempre mais difícil. Por isso, não deixe de cultivar laços sociais, dentro e fora do ambiente de trabalho. Conte com outras pessoas para compartilhar suas queixas e também momentos de descontração.
Desenvolva sua comunicação: Ter empatia com o paciente ajuda o profissional de saúde a encontrar propósito no trabalho. Para estabelecer essa ligação, utilize técnicas de comunicação pessoal como, por exemplo, apresentar-se e se sentar ao falar com o interlocutor.
Conheça outras dicas de comunicação interpessoal.
Leia também:
Sala de espera: 4 dicas de decoração para diminuir o estresse
Como criar um espaço de relaxamento em casa
Como organizar seu orçamento pessoal e ter mais qualidade de vida