Assine nossa Newsletter
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Cooperativismo
  • Antifraude
  • Inovação
  • Saúde
  • Nossos especialistas
  • Reconhecimento
  • Produtos
  • + Conteúdos
    • Espaço do Médico
    • E-books
    • Notícias
    • Gestão e Finanças
    • Inova + Saúde
    • Covid-19
    • Colunistas
    • Eventos
    • Relatório de Sustentabilidade
  • Cooperativismo
  • Antifraude
  • Inovação
  • Saúde
  • Nossos especialistas
  • Reconhecimento
  • Produtos
  • + Conteúdos
    • Espaço do Médico
    • E-books
    • Notícias
    • Gestão e Finanças
    • Inova + Saúde
    • Covid-19
    • Colunistas
    • Eventos
    • Relatório de Sustentabilidade
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Seguros Unimed
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Saúde

O que é Dermatite Crônica: como cuidar da doença inflamatória

Time Conexão por Time Conexão
17 de fevereiro de 2021
0
imagem ampliada de pessoa coçando o pulso em um fundo cinza com moldura vermelha
Share on FacebookShare on Twitter

O surgimento de novas terapias para o tratamento de dermatite crônica pode trazer mais qualidade de vida e conforto para quem tem que lidar com doenças de pele

O que é dermatite crônica?

A dermatite crônica é uma doença que se caracteriza por erupções e lesões na pele, causando dores, coceiras, entre outros desconfortos. Isso acaba afetando a qualidade de vida das pessoas e causando insônia, ansiedade e estresse.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB), a dermatite crônica afeta 7% dos adultos e 24% das crianças do país.

O que causa dermatite

Basicamente, a dermatite é causada pelo mau funcionamento do sistema imunológico. O processo inflamatório surge quando o organismo é incapaz de formar uma barreira que deve proteger a pele de bactérias, fungos, entre outros microrganismos.

O resultado é o desenvolvimento de reações alérgicas que podem gerar uma doença crônica. Por essa razão, aos primeiros sinais de desconforto, é fundamental procurar um médico dermatologista que investigará a origem e prescreverá o tratamento adequado.

Tipos de dermatite

A dermatite pode ser classificada de acordo com as características, causas e região do corpo em que as inflamações aparecem. A partir acordo com esses elementos, é possível categorizar os seguintes tipos da doença:

Dermatite atópica: Irritação causada por fatores genéticos, ambientais ou alergias.  A pele fica mais seca, com a formação de erupções e crostas.  A coceira é o sintoma mais recorrente. As partes do corpo mais afetadas são joelhos e dobras dos braços.

Dermatite de contato: De origem alérgica, ela causa erupções, vermelhidão, coceira, e descamação e bolhas.  Acomete mãos e rosto e pode ser causada pelo contato com cosméticos, produtos químicos, bijuterias, entre outros agentes irritantes.

Dermatite seborreica: De origem genética ou bacteriana, causa descamação e placas avermelhadas e amareladas. Tende a acometer couro cabeludo e rosto e é mais comum em bebês e jovens adultos, sobretudo homens.

Dermatite de estase: Decorre da falta de circulação do sangue e de outros líquidos na parte inferior das pernas. Geralmente, esse tipo de dermatite acomete pessoas com varizes.

Dermatite esfoliativa: Provoca rachaduras, escamas e vermelhidão na superfície da pele. Pode surgir como efeito colateral de medicamentos, como antibióticos, ou decorrer da complicação de outros tipos de dermatites.

Dermatite herpetiforme: É uma das reações da intolerância ao glúten. Os principais sintomas são coceira e sensação de queimação. Em alguns casos, ela pode desencadear pequenas bolhas.

Dermatite numular: Irritação que forma crostas, bolhas, escamas e manchas em formato de moeda.  De causas desconhecidas, esse tipo de dermatite afeta mais pessoas idosas, sobretudo no inverno, quando a pele fica mais ressecada.

O estresse pode causar dermatite?

O estresse, além de problemas cardiovasculares, também pode causar inflamações na pele. Isso acontece devido ao excesso de cortisol, hormônio que pode afetar o sistema imunológico e desencadear uma série de doenças.

A psoríase é um exemplo de dermatite que pode piorar de acordo com o estresse e o estado emocional. Além dela, o estresse pode agravar os sintomas de urticária e vitiligo (caso a pessoa já tenha predisposição genética).

É importante enfatizar que as doenças de pele mencionadas tendem a causar preconceito e afastamento social. No entanto, nenhuma delas é contagiosa e a falta de conhecimento e empatia só atrapalha.

Diagnóstico e tratamento para dermatite atópica

Como já mencionamos, o diagnóstico leva em consideração o estado clínico geral do paciente, sintomas e localização das lesões.  O histórico familiar e a associação com outras doenças também devem ser avaliados pelo médico dermatologista.

O tratamento varia de acordo com os tipos de dermatite mencionados anteriormente. Ele pode ser a base de banhos com temperatura de água apropriada e uso de sabonetes, shampoos e hidratantes específicos, por exemplo.

Se for necessário, pode ser que o médico prescreva medicamentos de uso oral ou tópico. Geralmente, eles são à base corticoides, imunossupressores e anti-histamínicos. Os antibióticos são utilizados caso seja identificada infecção bacteriana.

De acordo com a SBD, 77% dos pacientes são tratados com corticoides presentes em anti-inflamatórios. O problema é que, em longo prazo, esses medicamentos trazem riscos à saúde, como diabetes, hipertensão, osteoporose, glaucoma, entre outros.

Em relação aos imunossupressores, eles são recomendados em casos em que a doença é identificada como grave. O problema é que o uso não pode ultrapassar 12 meses.

A boa notícia é que novos tratamentos mais seguros estão surgindo. Isso é um grande alívio para pacientes que buscam por mais qualidade de vida. Confira quais são eles a seguir:

Dupixent

É indicado para pessoas que não podem seguir protocolos de tratamentos tradicionais ou não respondem aos medicamentos disponíveis no mercado.  Esse remédio é injetável e deve ser aplicado na região subcutânea.

Geralmente, a medicação é aplicada a cada 14 dias ou de acordo com a orientação do médico dermatologista.  A aplicação pode ser realizada pelo próprio paciente, que deve seguir as orientações do profissional. Um dos efeitos colaterais é a conjuntivite.

Upadacitinibe

Em um congresso da Liga Europeia Contra Reumatismo (Eular), foram divulgados estudos que comprovam a eficácia do Upadacitinibe. O medicamento, originalmente desenvolvido para tratar artrite reumatóide, também pode ser usado no tratamento de dermatite crônica.

Os testes realizados revelaram redução clínica em até 80% da coceira em adultos e adolescentes que sofrem de dermatite moderada a grave. É uma ótima notícia para quem luta contra uma doença delimitante que impacta o cotidiano das pessoas.

Como conviver com a dermatite crônica

A melhor maneira de conviver com a dermatite crônica e manter a doença controlada é identificar os fatores que podem desencadear as crises. Também é importante tomar medidas eficazes para evitar os desconfortos causados pela doença.

Banhos em temperaturas adequadas, sabonete e outros produtos de higiene adequados às necessidades da pele são de extrema importância. Além disso, é importante usar roupas de tecidos leves, como algodão, lã ou tecido misto ou sintético.

A limpeza do ambiente faz toda diferença no controle da doença. É preciso evitar o acúmulo de poeira em tapetes, sofás, cortinas e roupas de cama e manter portas e janelas abertas para que o ar circule.

Por fim, é extremamente importante contar com assistência médica de acordo com a frequência estabelecida pelo profissional. 

Time Conexão

Time Conexão

Quem somos? Somos uma equipe destinada a compartilhar conteúdo relevante sobre medicina, seguros saúde, bem-estar, qualidade de vida e todos os demais temas que estejam voltados ao universo: Viver melhor. Os especialistas falam sobre saúde, conteúdo para médicos, inovação e tecnologia, gestão e finanças, cooperativismo e muito mais. (...)

Veja também esses posts

Helton Freitas propõe intercooperação como chave para avanço do Sistema Unimed

Apoio Logístico da Seguros Unimed recebe Prêmio Cliente S/A, como Líder em Operação de Call Center Interno

7 de julho de 2025
1.6k
Com coberturas adicionais, Pleno Ortodontia da Unimed Odonto agora pode ser contratado nas modalidades individual e familiar

Com coberturas adicionais, Pleno Ortodontia da Unimed Odonto agora pode ser contratado nas modalidades individual e familiar

16 de junho de 2025
1.7k
Janeiro Branco: programa de saúde mental da Seguros Unimed cresce 97% no número de participantes em 1 ano

Janeiro Branco: programa de saúde mental da Seguros Unimed cresce 97% no número de participantes em 1 ano

20 de janeiro de 2025
1.7k
5 hábitos saudáveis para prolongar a vida em mais de 10 anos

5 hábitos saudáveis para prolongar a vida em mais de 10 anos

15 de agosto de 2024
6k
Avançar post
Telessaúde da Unimed-BH atende milhares de pessoas e compartilha tecnologia com o sistema público

Telessaúde da Unimed-BH atende milhares de pessoas e compartilha tecnologia com o sistema público

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

American Heart Association publica novo protocolo de ressuscitação

American Heart Association publica novo protocolo de ressuscitação

por Time Conexão
5 de janeiro de 2021
0
84.7k

Cerca de 350 mil norte-americanos apresentaram parada cardíaca respiratória (PCR) não traumática extra-hospitalar (PCREH) e foram atendidos pelos serviços médicos...

‘Fraude não tem espaço na Seguros Unimed’, diz superintendente Jurídico

‘Fraude não tem espaço na Seguros Unimed’, diz superintendente Jurídico

por Time Conexão
12 de janeiro de 2026
0
1.6k

Com uma política de tolerância zero no combate às fraudes, a Seguros Unimed tem atuado com foco na integração entre...

IDSS: Seguros Unimed alcança nota máxima e Unimed Odonto supera média do setor

IDSS: Seguros Unimed alcança nota máxima e Unimed Odonto supera média do setor

por Time Conexão
5 de janeiro de 2026
0
1.6k

A Seguros Unimed alcançou pontuação 1,000, a nota máxima do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2025 referente ao...

Nova parceria amplia presença da marca Unimed e alcança 80% do circuito de cinemas

Nova parceria amplia presença da marca Unimed e alcança 80% do circuito de cinemas

por Time Conexão
19 de janeiro de 2026
0
1.6k

A estratégia de patrocínio do trailer de segurança nos cinemas, conduzida pela Seguros Unimed, acaba de avançar. A nova parceria...


Ajuda

  • Perguntas Frequentes
  • informações Regulatórias

Mais informações

  • Política de Privacidade
  • Política de Qualidade

Aplicativos

  • Super App
  • Playlist Gravidez

Canais de Atendimento

  • Ouvidoria: 0800 001 2565
  • SAC: 0800 016 6633 opção 6
  • Formulário Fale Conosco
  • Formulário de Ouvidoria

Unimed Seguradora S.A. 92.863.505/0001-06 Copyright @ 2001-2021

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
  • + Contéudos
    • Cooperativismo
    • Saúde
    • Inovação e Tecnologia
    • Espaço do Médico
    • Covid-19
    • Gestão e Finanças
    • Inova + Saúde
    • Colunistas
    • Eventos
    • E-books
    • Relatório de Sustentabilidade

© 2018 Seguros unimed