Antes da popularização da telessaúde ocorrida com as emergências da COVID-19, a Unimed-BH já colocava em prática o seu projeto de atendimento à distância. O foco inicial era a radiologia, especialidade autorizada pela legislação para funcionamento remoto.
A criação e aprimoramento da plataforma digital da Unimed-BH renderam o Prêmio Inova+Saúde à equipe local. “Inovação contínua é um valor fundamental para nossa a estratégia de empresa e cultura”, afirma Rafael Paolinelli Moraes, gerente de Inovação e Convergência.
O projeto surgiu em 2018, quando foi identificada a necessidade de prestar atendimento de Dermatologia e Cardiologia a pacientes de Conceição do Mato Dentro, uma das 34 cidades de atuação da Unimed-BH. O Centro de Promoção da Saúde Pedro I, a 164 quilômetros de distância do município.
A solução foi implantar uma plataforma de telessaúde para suportar os serviços de teleinterconsulta, oferecendo as duas especialidades. A ferramenta foi bem aceita pelos pacientes, que realizaram 126 teleinterconsultas em 2019. Nessa modalidade, o paciente é atendido por um especialista remotamente, mas a conexão é acompanhada por um médico de família.
Desenvolvimento
Após o bem-sucedido período de testes, a ferramenta foi expandida e aprimorada. Passou a incluir um programa de gestão administrativa e teleconsultas nas áreas de Estomaterapia e Psicologia.
Com a expertise tecnológica, a Unimed-BH respondeu às demandas do inesperado período da Covid-19 rapidamente. Apenas oito dias após o anúncio da pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), já foram disponibilizadas teleconsultas para diagnósticos de coronavírus aos clientes. A maturidade digital foi demonstrada na implantação acelerada e eficaz desses novos serviços em telessaúde.
Foram produzidas 46 versões da plataforma de telemedicina, sempre com o objetivo de aperfeiçoar seus recursos “A plataforma foi sendo desenvolvida nesses dois anos”, explica Moraes. “Como diferenciais, trazemos a integração com o prontuário eletrônico, a interface amigável para o médico, pensada em poucos cliques, e uma boa experiência mobile ao paciente”, reforça.
Resultados
O resultado deixado em 2020 pelo projeto de telessaúde da Unimed-BH traduziu-se em atenção e segurança a milhares de pacientes.
Entre os resultados positivos estão mais de 91 mil consultas online relacionadas a Covid-19, numa época em que o acolhimento e a informação eram particularmente fundamentais em virtude do desconhecimento da doença.
A telemedicina foi responsável por reduzir em 69,2% a ida ao pronto atendimento. Para chegar a este resultado, 726 médicos cooperados se engajaram nos atendimentos remotos.
“Os serviços digitais de saúde criaram também novas formas de remuneração aos profissionais de saúde”, acrescenta o executivo.
As soluções inovadoras levaram a uma parceria inédita com a prefeitura de Belo Horizonte. A Unimed-BH compartilhou gratuitamente a sua tecnologia com o SUS e possibilitou mais de 9.500 consultas pelo sistema público de saúde. “A nossa visão é que temos também que cuidar da sociedade, como um todo, nesse momento crítico de pandemia”, afirma o gerente de Inovação e Convergência
O projeto foi destaque do prêmio Inova+Saúde
O que é a premiação?
O Inova+Saúde foi criado para celebrar as melhores experiências das cooperativas Unimed. Anualmente, equipes de todo o Brasil concorrem ao prêmio.
Em 2020, as categorias foram: Inovação Digital, Epidemiologia, Saúde e Bem-Estar, Gestão de Pessoas, Sustentabilidade e Marketing. Também são escolhidos dois cases de destaque pelo júri técnico e pelo voto popular.