
Inspirar e reconhecer para cooperar cada vez mais assertivamente. Esta foi a proposta do Coopera+Inspira, evento realizado pela Seguros Unimed, na última quarta-feira (24), no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo. Toda a diretoria da Seguradora, bem como da InvestCoop e da Unimed Participações, se juntaram aos times das empresas, formados por 1.200 colaboradores presentes, além dos que estavam participando virtualmente. Este é um dos eventos que constam da agenda regular da Seguros Unimed e que atraem presença maciça das equipes, de modo bastante participativo.
Para trazer inspiração aos convidados, buscou-se a música como aliada para contar a história da empresa – que faz 35 anos em dezembro de 2024. Assim, já na entrada, os convidados eram recebidos com um café da manhã e podiam acessar um display com a linha do tempo da empresa e ouvir as músicas que foram sucessos durante as suas mais de três décadas de atuação, até os dias de hoje.
E, como o objetivo era inspirar para a cooperação, nada melhor do que usar uma orquestra e um coral, formado por colaboradores, como uma metáfora que mostrasse a importância da troca, da colaboração, do senso de pertencimento e da dedicação de todos em prol de algo comum.
Equipe de craques afinados
Coube ao presidente da Seguros Unimed, Helton Freitas, a abertura do evento. O executivo falou sobre a emoção de estar ali com todos os colaboradores presentes e de sua capacidade de criar, em tão pouco tempo, uma orquestra e um coral alegres e afinados, frutos de dedicação e colaboração. E ressaltou: ” A cooperação que pregamos para todo o Sistema Unimed é algo que se vê aqui entre vocês e isso é emocionante!”. Freitas citou, então, uma frase do historiador e escritor israelense, Yuval Harari, autor do best-seller internacional “Sapiens: Uma breve história da humanidade”: “A cooperação é a chave da sobrevivência.”, disse, dando o tom do que se observou em todo o evento.
De acordo com Freitas, o cooperativismo, por si só, expressa conteúdos ideológicos de cooperação, que precisam ser continuamente estimulados e desenvolvidos. “Entretanto”, completou, “como diz o sociólogo e historiador norte-americano Richard Sennett, “a sociedade está desabilitando as pessoas da prática da cooperação”, e nós temos que estar atentos a isso.

Reconhecimentos e novidades
Em meio ao clima de descontração e animação que dominou o ambiente e no qual os dirigentes subiram ao palco para responder às perguntas dos colaboradores, inspirando-os com suas próprias histórias de vida, foi apresentada uma prévia da Pesquisa de Clima, com avanços importantes.
Na mesma ocasião, houve a entrega de troféus de reconhecimento do programa Celebre a Colaboração, que visa identificar colaboradores que sejam reconhecidos e elogiados por outros de áreas distintas e, assim, celebrar a intercooperação.
Também foi lançado o Programa Ideias de Valor – Desafios de Inovação 2024, este ano relacionado aos objetivos estratégicos da companhia. Trata-se de um programa de intraempreendedorismo da Seguros Unimed, que tem como objetivo dar voz aos colaboradores. Freitas também fez outro anúncio relevante e que reforça a importância atribuída à Atenção Primária à Saúde (APS) como modelo de cuidado mais efetivo: nos próximos dias, os colaboradores da Seguros Unimed passarão a contar com um médico de plantão no posto de saúde da empresa.