Lidar com as despesas de dia a dia em uma clínica ou consultório não é tarefa fácil. Algo que pode representar um valor significativo no orçamento da empresa são os materiais de escritório, muitas vezes, utilizados de forma pouco consciente ou sem foco no impacto ambiental.
Entretanto, algumas ações simples diminuem esse impacto no caixa do consultório e contribuem para o equilíbrio do meio ambiente. Para isso, é preciso pensar em itens que, em um primeiro momento, não parecem fazer muita diferença, como copos descartáveis para água e café ou compras excessivas de canetas.
Trouxemos 3 dicas para te ajudar a ter um maior controle de gastos com material de escritório. Confira:
1 – Saiba calcular as despesas básicas
O primeiro passo para diminuir os custos na clínica ou consultório é saber prever a quantidade gasta mensalmente. Segundo Felipe Silveira, especialista em finanças empresariais e pessoais, a melhor maneira é anotar o valor dos itens necessários e guardar as notas para futuras consultas.
“Assim, o profissional da saúde poderá analisar o retorno das compras e quão indispensáveis são esses itens. Com esse histórico, é possível ainda buscar por outros tipos de produtos ou marcas que trazem o mesmo efeito, mas com menor custo”, comenta.
2 – Otimize o uso do material de escritório de forma consciente
Conseguir utilizar os materiais de escritório de forma consciente e otimizada requer um realinhamento de toda a equipe da clínica ou consultório. Com essas mudanças, é possível, inclusive, prestar um serviço mais otimizado para os seus pacientes. Buscar por opções reutilizáveis, como canecas, xícaras e canetas recarregáveis diminuirá o lixo, o desperdício e o custo no médio e longo prazo.
“Com a tecnologia de hoje, investir em aplicativos ou softwares para o agendamento de consultas facilita a vida dos pacientes, além de trazer economia tanto de papel quanto de telefone. Para reduzir custos, é fundamental olhar um pouco mais para as operações do dia a dia, como o consumo de água e luz, com o investimento em filtros de qualidade e lâmpadas de LED”, aconselha Joeval Martins, professor de gestão e finanças da IBE Conveniada FGV.
3 – Saiba colocar os gastos no orçamento da clínica ou consultório
Com a organização financeira e do estoque da clínica, é possível planejar melhor o orçamento de despesas. Para manter o caixa equilibrado, é necessário destinar parte do faturamento da clínica para a manutenção desses itens. Assim, sempre que for necessário repor algum insumo que tenha acabado antes do planejado, você não será pego de surpresa.
“Quando o gestor faz a análise global desses gastos, consegue ter uma visão ampliada do quanto precisa dispor e, assim, saber os custos para manter o escritório em operação. Com essas práticas, o profissional da saúde consegue identificar os verdadeiros vilões do orçamento”, conclui Martins.