Se você está em busca de uma maneira eficiente de encontrar novos pacientes e fidelizar os atuais, os ebooks – ou livros online – podem ser uma ótima alternativa. Focado no posicionamento de marca e fornecimento de informações relevantes ao público, esse canal de comunicação pode trazer resultados positivos para uma clínica ou consultório.
“Um dos principais objetivos do ebook é criar autoridade. Ele consegue mostrar tanto para o público externo quanto interno que você realmente entende do assunto. Além disso, fornece à pessoa que buscou o serviço informações relevantes sobre os procedimentos que podem ajudá-la a tomar uma decisão mais precisa. Tudo isso amplia a força da marca”, coloca Plínio Tomaz, especialista em marketing e CEO da TOMAZ Gestão e Marketing.
É importante destacar que esse material é muito interessante também para quem deseja obter informações sobre as pessoas que buscam seus serviços, a chamada captação de leads. Isso porque o download de um ebook normalmente exige um rápido cadastro do interessado.
“Ele será uma moeda de troca: você oferece um material de ótima qualidade, educativo e com informações relevantes e, em troca, recebe o nome, email e outras informações do leitor. A partir daí poderá criar um relacionamento direto com ele”, explica Samira Cardoso, CEO da Layer Up e professora na São Paulo Digital School.
Para realmente atingir os seus objetivos com o ebook, entretanto, é preciso entender que essa ferramenta não deve ser utilizada isoladamente, mas dentro de uma estratégia maior de comunicação, que envolve diversas outras ações. Além disso, alguns pontos exigem cuidado na elaboração de um livro online de qualidade. Veja abaixo quais são eles.
Como fazer um ebook de qualidade?
Antes de partir para a ação, é fundamental fazer um planejamento de comunicação: entendendo quem é o seu público e identificando a mensagem que deseja transmitir. “Cada empresa deve saber como quer ser vista e a depender do seu nicho, produto e/ou serviço, a mensagem será diferente. Não há regra”, orienta Samira.
Com essa definição bem clara em mente, você poderá, então, definir os pontos técnicos, como o tema a ser trabalhado, linguagem, formato e recursos visuais a serem utilizados. Aqui, é importante lembrar que essas decisões são cruciais para determinar se você conseguirá atingir o seu público-alvo ou não.
“A linguagem a ser utilizada dependerá muito do seu público, mas é importante que informações mais técnicas sejam mescladas a outras mais coloquiais”, coloca Tomaz. Além disso, é preciso tomar muito cuidado para que o conteúdo oferecido seja realmente profundo e a escrita, impecável. Caso contrário, é bem provável que a pessoa que fez o download do material se decepcione – e a ação acabe tendo o efeito contrário ao esperado.
O cuidado estético também deve fazer parte desse processo. Ilustrações, gráficos, fotos e uma boa diagramação mostram que o profissional se empenhou na elaboração do material.



















